COVID-19: Veja ações da UFPB e UFC

, 16:32 | 22 de abril de 2020

As Instituições Públicas de Ensino Superior de todo o país continuam contribuindo com inúmeras ações para auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus-COVID-19 que tem crescido em todos os estados.

O número de casos na Paraíba registrou um aumento de 46% nos últimos cinco dias. O Ceará também é um dos grandes atingidos pela pandemia e já alcançou 100% da capacidade das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) específicas para tratamento da Covid-19 na rede pública, sendo que a taxa de letalidade é de 6% entre os infectados.

Confira nessa matéria algumas das ações das Universidades Federais da Paraíba e do Ceará.

UFPB

Na última semana a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou uma grande novidade à sociedade: o respirador pulmonar criado pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova) teve a licença liberada para produção por empresas. O aparelho é 37 vezes mais barato do que os disponíveis no mercado e foi avaliado em R$ 400,00.

O ventilador pulmonar desenvolvido na UFPB em apenas 48 horas faz uso da tecnologia touch-screen, é equipado com sistema multibiométrico e tem conectividade wireless. Portanto, é possível acessá-lo, monitorá-lo e operá-lo em tempo real, remotamente, por meio de aplicativo em dispositivos móveis e evitar o contágio do vírus. O equipamento não é um respirador de emergência e pode ser usado em substituição aos convencionais comercializados atualmente.

Para solicitar permissão para produzir o ventilador, basta entrar em contato com a Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), por meio do e-mail inova@reitoria.ufpb.br. As empresas precisam ter autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na segunda-feira (13/04), a UFPB entregou seu primeiro laboratório para produção de testes de Covid-19, que tem capacidade para realizar 100 exames por dia ampliando a quantidade de testes no estado. O Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Ciências Médicas (CCM), no campus I, em João Pessoa, irá receber as amostras colhidas pela Secretaria de Estado da Saúde e pelas secretarias de saúde municipais. O trabalho será feito em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB).

Outros dois laboratórios deverão ficar prontos nos próximos dias: o Laboratório de Endemias do Núcleo de Medicina Tropical do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o laboratório da Escola Técnica de Saúde (ETS).

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) é referência na Paraíba para atender casos suspeitos e confirmados de Covid-19 em crianças e adolescentes e recebeu recentemente, por meio de parceria da UFPB com a Epasa (Centrais Elétricas da Paraíba S/A), a doação de seis ventiladores pulmonares para aumentar a capacidade de atendimento de casos graves.

Outra iniciativa da UFPB para reduzir os riscos de contágio do COVID-19 foi a doação de máscaras de proteção produzidas pelo Laboratório de Fabricação Digital do Centro de Energias Alternativas e Renováveis. Até o momento, 520 máscaras foram entregues a instituições públicas de saúde devido ao aumento da demanda por Equipamentos de Produção Individual (EPIs). A meta é produzir duas mil máscaras e o trabalho é feito em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Entre as instituições beneficiadas estão a Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba; o Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa; o Laboratório do Hospital de Trauma; o Samu Regional de Cajazeiras; o Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bayeux; e prefeituras.

Outras ações da Universidade foram: a doação de álcool e luvas para proteção de agentes da Polícia Civil e detentos, além de catadores de recicláveis; treinamento de profissionais da limpeza de laboratórios de testes; pesquisas e estudos sobre novo vírus; atendimento psicológico para estudantes e garantia de pagamento da assistência estudantil até o fim da quarentena.

UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) criou uma plataforma que agrega todas as ações da comunidade acadêmica e de parceiros para enfrentamento do novo coronavírus, permitindo integrar esforços e recursos para otimizar os resultados. Entre as ações, a página traz dados sobre a disponibilidade de equipamentos e/ou de equipe técnica para estudos e pesquisas relacionadas ao COVID-19, a impressão 3D de EPIs e a produção de álcool em gel e outras substâncias essenciais para a crise viral. O canal ainda informa a necessidade de insumos para as atividades em desenvolvimento e apresenta o contato dos responsáveis por cada ação, para que possíveis colaboradores possam fazer doações. Acesse a plataforma.

Protótipo de capacete produzido pela UFC com outras instituições – foto assessoria UFC 

O projeto de um capacete de respiração assistida também vem sendo desenvolvido pela UFC em parceria com outras instituições.  O protótipo foi apresentado na última sexta-feira (17/04) e busca ser uma alterativa para os poucos respiradores mecânicos das unidades de saúde do estado.

O equipamento prevê a utilização de um mecanismo de respiração artificial não invasivo, sem necessidade de o paciente ser intubado. Segundo estimativas do grupo desenvolvedor, o capacete reduziria em até 60% o avanço das dificuldades respiratórias de pacientes com gravidade leve e intermediária. A expectativa é de que esta semana o capacete possa ser validado para a fabricação de modelos definitivos, dando início à produção de até mil exemplares para serem entregues aos hospitais públicos.

Em outra frente, ação entre UFC, Instituto Federal do Ceará (IFCE), FIEC/SENAI, com financiamento da FUNCAP, restaurou quatro aparelhos desativados por tecnologia obsoleta, que já voltaram a ser utilizados pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Até o fim de abril, outros 15 respiradores também voltarão a entrar em funcionamento no HUWC, após trabalho de manutenção pelo SENAI. A UFC também já doou 400 protetores faciais para os profissionais do HUWC, que recebeu recentemente R$ 307,8 mil da Justiça Federal para compra de outros EPIs, como aventais impermeáveis.

Assim como em outros estados, a UFC foi certificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) da Secretaria da Saúde (SESA) e está produzindo ainda testes para diagnóstico da COVID-19. A expectativa é de realizar pelo menos 300 por dia.

Entre outras iniciativas diante dos desafios impostos pelo novo coronavírus está o serviço da Divisão de Apoio Psicossocial (DIAPS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) de atendimento psicológico e social a servidores ativos e aposentados da UFC. A divisão também está promovendo atividades online com grupos de servidores aposentados para o autocuidado em saúde.

Campanha de valorização do trabalho das Instituições Públicas de Ensino

Apoie a campanha da FASUBRA Sindical. Pedimos que encaminhe para comunicacao@fasubra.org.br as ações de combate ao novo coronavírus das Instituições Públicas de Ensino Superior do seu estado.

O protagonismo das Universidades Federais e da ciência na luta contra o novo coronavírus

COVID-19: Veja ações da UFG e UnB no combate ao vírus

COVID-19: Veja ações da UFMT, UFMS e UFT

COVID-19: Veja ações da UFAM e da UFPA

COVID-19: Veja ações da UNIFAP, UFRR e UFAC

Com informações da Ascom/UFPB, Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC e secretárias de saúde dos estados.  

Foto em destaque: Máscaras produzidas pela UFPB.  

Tag: , , ,

Categorizados em: ,