COVID-19: Veja ações da UFAM e da UFPA

16:37 | 9 de abril de 2020

O trabalho de profissionais da educação e da saúde está ajudando a salvar vidas durante a pandemia do novo coronavírus – COVID-19. A FASUBRA Sindical destaca, nesta quinta-feira (9/4), algumas das ações das Universidades Federais dos estados do Amazonas e do Pará. Confira:

UFAM

O estado do Amazonas registrou um crescimento exponencial de casos do novo coronavírus esta semana. Nesta quarta-feira (8/4), o Ministério da Saúde informou que o estado conta com 19,1 infecções para cada 100 mil habitantes. A taxa representa mais do que o dobro da média nacional, que está em 7,5 para cada 100 mil pessoas. A Secretaria de Saúde do estado já espera um colapso no sistema de saúde nos próximos dias.

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) também contribui com sua força de trabalho para minimizar a transmissão e contaminação do coronavírus, por meio da produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), fabricação e distribuição de álcool em gel e diluição de álcool, pesquisas e medidas de caráter emergencial para auxiliar os profissionais de saúde da capital e a população de comunidades indígenas e de municípios da região.

A UFAM integra a rede nacional ‘Inova Covid-19 Brasil’, juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Instituto Federal de Sergipe (IFSE), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A rede une pesquisadores, desenvolvedores e cientistas na busca de soluções para questões referentes ao Covid-19.

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV) a princípio está atuando na retaguarda do Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, com o tratamento de pacientes que tenham outras doenças e precisam de internação. Com isso, os leitos do HPS Delphina Aziz ficam liberados para atendimento exclusivo de pessoas infectadas pelo vírus, mas essa medida pode ser revista em virtude do aumento do número de casos.

Como o Amazonas tem a maior população indígena do Brasil, a UFAM criou a campanha “Fica na comunidade”, com material voltado a orientar indígenas da etnia Ticuna, a maior comunidade do país, e o apelo para ficarem nas comunidades, não transitarem nas ruas e deixarem apenas os não-índios comprarem no supermercado. A campanha é distribuída para professores, alunos indígenas e não-indígenas, além de a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). O material também será divulgado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), Diocese e demais instituições locais e regionais.

O Comitê de Enfrentamento do Surto Epidemiológico de Coronavírus da UFAM, com o apoio da Gerência de Telessaúde da Instituição, ainda realiza uma série de capacitações online sobre a Covid-19 para os médicos da atenção primária dos municípios onde a universidade possui unidade acadêmica.

UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA), assim como outras instituições, recebeu recursos para expandir as ações já em desenvolvimento e possibilitar a criação de novas estratégias durante a pandemia. No plano de execução está prevista a aquisição de insumos para a realização de exames diagnósticos da COVID-19, materiais para produção de álcool em gel e de máscaras de proteção facial. O apoio possibilitará também ampliar a capacidade de análise e diagnóstico na área de saúde e equipamentos para residentes e pesquisadores.

Pesquisadores e grupos da UFPA, com o apoio da Administração Superior e da sociedade civil, ainda têm atuado no tratamento da COVID-19, por meio do atendimento, no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), de casos graves da doença; a criação de uma central de atendimento no hospital para tirar dúvidas da população e o atendimento psicológico online a discentes e a servidores da UFPA.

Outras ações da universidade são: a criação da página https://coronavirus.ufpa.br; a criação de auxílio alimentação emergencial para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritos no Programa Taxa Zero da Superintendência de Assistência Estudantil; pesquisas e o projeto “Observatório de Dados: COVID-19”, que disponibiliza uma página com uma série de gráficos sobre a evolução da doença no país e nos estados brasileiros. Acesse a página: http://ccsl.ufpa.br/covid-19/

A página, desenvolvida pelo Centro de Competência em Software Livre da UFPA, oferece gráficos, tabelas e mapas com os dados informados pelas Secretarias Estaduais de Saúde e divulgados ao decorrer do dia. Os gráficos incluem os números de casos confirmados e de vítimas fatais resultantes da Covid-19 em todos os estados e no Brasil como um todo.

Um grupo de pesquisa composto por engenheiros e cientistas da computação da UFPA, do Instituto Nacional de Pesquisa (INPE) de São José dos Campos, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade de São Paulo (USP) também está investigando a projeção de como a pandemia cresce em países do terceiro mundo, em especial no Brasil, por meio de modelos matemáticos mais adequados à realidade demográfica desses lugares.

No caso do Brasil, a pesquisa afirma que há a necessidade urgente de um modelo que reproduza de forma mais fidedigna a realidade, levando em consideração as condições demográficas da população, com baixíssimos níveis de saneamento e de água potável, grande número de domicílios com poucos cômodos, grande número de pessoas por cômodo e com baixa renda média domiciliar.

A UFPA integra ainda o grupo de 17 instituições brasileiras que participarão de estudo coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para teste de quatro tratamentos adicionais para a COVID-19. No Brasil, o estudo já foi aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa e será patrocinado pela Fiocruz, pelo Ministério da Saúde e pela OMS. Da região Norte, participam do estudo a equipe do HUJBB/UFPA, no Pará, e a Fundação de Medicina Tropical do Amazonas.

Campanha de valorização do trabalho das Instituições Públicas de Ensino

Apoie a campanha da FASUBRA Sindical. Pedimos que encaminhe para comunicacao@fasubra.org.br as ações de combate ao novo coronavírus das Instituições Públicas de Ensino Superior do seu estado.

O protagonismo das Universidades Federais e da ciência na luta contra o novo coronavírus

COVID-19: Veja ações da UFG e UnB no combate ao vírus

COVID-19: Veja ações da UFMT, UFMS e UFT

Com informações das agências de notícias da UFAM e da UFPA.

Foto em destaque: Produção de álcool – Ascom UFAM

Tag: , ,

Categorizados em: