COVID-19: Veja ações da UFMT, UFMS e UFT

16:30 | 8 de abril de 2020

A reportagem de hoje traz os exemplos de ações da comunidade acadêmica das Universidades Federais do Mato Grosso – UFMT, do Mato Grosso do Sul – UFMS e do Tocantins – UFT para o combate ao novo coronavírus – COVID-19. Confira:

UFMT

Uma das iniciativas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é a publicação de estudos sobre a importância de se manter as medidas de distanciamento social, a fim de evitar a rápida disseminação da COVID-19. Um deles é a Nota Técnica sobre COVID-19 nº 01/2020 – do Instituto de Saúde Coletiva. Veja a íntegra.

A nota reforça a necessidade de se adotar rígidas medidas de controle para o enfrentamento da pandemia, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), já que o governo do estado editou o decreto nº 425/2020, liberando praticamente todo o tipo de atividades comerciais e industriais e colocando em risco a saúde da população matogrossense. “A dificuldade de acesso para adequada assistência à saúde apresenta-se como um fator de agravamento da situação. Isso ocorreria, por exemplo, no caso de um colapso dos serviços de saúde provocado pela excessiva demanda”, afirma a nota.

Já o estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (Nupes) informa que os dados de número de respiradores e leitos de UTI e sua distribuição no estado aponta que regiões que estão melhor equipadas, como é o caso de Cuiabá, precisarão atender a população de outras regiões.

No Mato Grosso também foi criada uma força-tarefa para disponibilizar testes de Covid-19 à comunidade hospitalar, composta pelo Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica (SEGPIT), as Faculdades de Medicina (FM) e Medicina Veterinária (Favet) e o Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT). Os testes devem começar em menos de 30 dias, a partir da chegada do material.

Outras ações buscam informar à população e aos próprios profissionais de saúde que atuam no combate direto à doença com orientações para o uso de equipamentos de segurança e treinamentos. Uma série de materiais gráficos, cartilhas e até um livro infantil foram elaborados pela universidade. A obra contextualiza conceitos da microbiologia e aborda a origem do vírus, as formas de contágio, iniciativas para prevenção e os sintomas da doença.

Acesse o livro.

UFMS

A Universidade do Mato Grosso do Sul (UFMS) criou uma página exclusiva com todas as informações e ações sobre o COVID-19. Acesse em: https://www.ufms.br/coronavirus/

Foto: Unidade de Comunicação Social Humap-UFMS e Laboratório de Tecnologia Farmacêutica/Facfan

Assim como diversas universidades, a UFMS faz a análise e a certificação de álcool líquido 70% doado à instituição. As análises visam garantir que todos os lotes atendam aos padrões necessários para ajudar no combate ao coronavírus.  A produção de álcool líquido e glicerinado no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) conta com a participação de mais de 50 pessoas, entre professores, técnico-administrativos(as), estudantes e voluntários. No último dia 6/4, 2.800 litros foram entregues à Polícia Rodoviária Federal e ao Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS).

Pesquisadores da UFMS também estão desenvolvendo um teste com diagnóstico rápido do COVID-19, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/MS), com base em técnicas de espectroscopia óptica já utilizadas para diagnóstico de outras doenças, como por exemplo câncer, dengue, Zika, diabetes e leucemia. O método além de ser rápido é de baixo custo e pode ser estimado entre R$ 5 a R$ 10 para cada teste.

O programa “Se cuide, te amo”, promovido para proteger a comunidade universitária neste período, conta com a participação de servidores voluntários da UFMS para realizar ligações a estudantes, técnico-administrativos(as) e docentes com idade superior a 60 anos e/ou que estejam dentro das indicações de grupo de risco. O objetivo é oferecer atenção especial para a saúde e o bem-estar. Também faz parte do programa “Se cuide, te amo” o plantão psicológico para atendimento remoto emergencial e o grupo literário “QuarenTEMA: (sobre)vivendo ao Isolamento por meio da Literatura”.

UFT

Com recursos destinados recentemente pelo governo federal, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) iniciará a produção de álcool em gel; a realização de exames para a detecção da doença; a aquisição de insumos específicos, a produção de equipamentos de proteção para os profissionais envolvidos nas ações de combate; além de investimentos em aplicativo (app) e plataforma digital para facilitar a comunicação entre os profissionais de saúde e a população.

A instituição possui o Comitê Extraordinário Covid-19, no âmbito da UFT, que registra, fomenta e coordena frentes de combate à pandemia, por meio dos pesquisadores e de ações administrativas. Além de sugerir ações, o Comitê também acompanha a evolução do quadro epidemiológico do novo coronavírus, analisa, adota e fixa medidas de saúde pública necessárias para a prevenção e controle do contágio e tratamento das pessoas afetadas.

A UFT ainda confecciona, desde o último dia 25 de março, protetores faciais em impressão 3D, por meio do Projeto Higia.  A confecção é feita no Laboratório Audiovisual do Curso de Arquitetura e Urbanismo. A expectativa é produzir aproximadamente cinco mil máscaras, em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Araguaína, para aquisição imediata de novas impressoras, bem como matéria prima para impressão e produção.

Campanha de valorização do trabalho das Instituições Públicas de Ensino

Apoie a campanha da FASUBRA Sindical. Pedimos que encaminhe para comunicacao@fasubra.org.br as ações de combate ao novo coronavírus das Instituições Públicas de Ensino Superior do seu estado.

Com informações das agências de notícias da UFMT, UFMS e UFT.

O protagonismo das Universidades Federais e da ciência na luta contra o novo coronavírus

COVID-19: Veja ações da UFG e UnB no combate ao vírus

Foto em destaque: Impressão de EPIs em laboratório da UFT no Câmpus de Palmas – Kleber Abreu/Sucom.

Tag: ,

Categorizados em: