Entidades discutem ações para o setor da Educação no Congresso Nacional
Na volta dos trabalhos legislativos, entidades da Educação se reuniram ontem (4/2) com a coordenadora da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais, deputada federal Margarida Salomão (PT/MG), para tratar de diversos assuntos relativos ao setor e projetos que tramitam no Congresso Nacional. Estavam presentes representantes da FASUBRA, do Proifes e da Andifes.
O encontro discutiu as estratégias de atuação na Câmara dos Deputados durante o primeiro semestre e elegeu algumas prioridades, como acelerar a aprovação e constitucionalização do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), que expira em 2020; mais recursos para a Educação; o combate à Medida Provisória 914/2019, que interfere na autonomia das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), entre outros.
O fortalecimento da luta tanto no Parlamento quanto nas ruas e a postura antiética do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que levou a criação da campanha “Fora Weintraub” também foram temas debatidos.
A deputada reforçou seu compromisso com a Educação e disse que apoiará toda e qualquer luta durante o ano, entre elas a greve marcada para o dia 18 de março.
Tag: autonomia Instituições de Ensino Superior, Fundeb, IFES, MP 914/2019, setor educação