XIX Congresso de La CEA

14:59 | 21 de março de 2011

 A Direção Nacional (DN) da FASUBRA  participou do XIX Congresso de La CEA  (Confederação de Educadores Americanos), juntamente com representantes ligadados à Educação vindos de diversos países.

O tema do Congresso é “construindo a unidade na diversidade, comprometidos com uma educação a serviço de nossos povos”

Aproximadamente 102 representantes de entidades ligadas a Educação de diversos países entre eles: Brasil, Portugal, Espanha, Panamá, Uruguai, Nicarágua, Equador, República Dominicana, Argentina, Cuba, Martinica, Guatemala, Costa Rica, México e Venezuela, participam do XIX Congresso de La CEA  (Confederação de Educadores Americanos .

A FASUBRA, através da coordenadora Rosângela Costa, ao participar da Mesa de Abertura, saudou aos participantes, ressaltando a importância da participação da Federação na CEA, desde o ano de 2000, sendo, inclusive, a única entidade representativa de trabalhadores técnico-administrativos de universidade, dessa importante Confederação.
A FASUBRA colabora diretamente com a realização desse evento, arcando com parte do investimento, ao lado de outras entidades nacionais e internacionais. Sendo assim a reunião preparatoria da DN para a próxima Plenária Nacional, dia 26 de março, sábado, está acontecendo em São Paulo, no mesmo local do evento.

Na ocasião uma representação da DN dirigiu-se até a cidade de Campinas, a fim de realizar gestões junto a Administração Superior da UNICAMP, uma vez que está ocorrendo problemas envolvendo alguns companheiros daquela IES. Segundo relato do coordenador Mário Garofolo a missão foi exitosa.

Na manhã, do dia 24, ocorreu a Mesa de Debate Regional, com o tema: Panorama dos Desafios Regionais dos Trabalhadores em Educação, integrados a uma dinâmica Continental e Mundial, na qual tomaram parte a Coordenadora Geral, Léia Oliveira, como expositora e o Coordenador Luiz Antônio, como relator. Na oportunidade participaram da mesa outros expositores de diferentes países da América Latina (Equador, Argentina e Honduras).

O evento acontece de 23 a 25 de março, no Hotel Excelsior, na Av. Ipiranga, 770, no centro da cidade de São Paulo.

Participam da organização do Congresso Federação dos Sindicatos das Universidades Brasileiras (FASUBRA), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), o Sindicato Nacional de Trabajadores de La Educación México (SNTE) e Confederação de Educadores Americanos (CEA) Sede México IFESA Sede Montevidéu.

A CEA comemora hoje, o 19º Congresso, na cidade de São Paulo, Brasil, como forma de dar prosseguimento à História e ao legado de unidade e luta que o movimento herdou e se consolida no presente, por mais e melhor democracia e também pelo desenvolvimento com valorização do trabalho e justiça social, em cada uma das nossas nações que a CEA abrange, transformando as ações em esperança de futuro.

Participarão do evento: A Coordenação Geral da FASUBRA Sindical: Léia de Souza Oliveira, Artemísia Mesquita substituindo Rolando Malvásio Júnior e Paulo Henrique dos Santos, além dos Coordenadores: Antônio Donizette da Silva (Doni), Carla Cristina Bildinger Cobalchini, Fernando Maranhão, Hilbert David de Oliveira, João Paulo Ribeiro, Jorge Luiz Teles Viera (Jorjão), Luiz Antônio de Araújo Silva, Mário Márcio Garofolo, Raimundo Nonato Uchôa e Rosângela Gomes Soares da Costa.

Com informações da DN, presente em São Paulo.

 

Categorizados em: