Vem aí o II Seminário LGBTI, Quanto + LGBTI melhor!

19:26 | 6 de outubro de 2017

 

O evento contará com espaço para exposição de trabalhos e produtos.

 

No dia 20 de outubro acontece o II Seminário LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais), no Hotel Golden Park Rio, na cidade do Rio de Janeiro. O evento promovido pela FASUBRA Sindical é organizado pela coordenação de Políticas Sociais e Gênero, representada pelos coordenadores Wellington Pereira e Francisco de Assis.  

 

A segunda edição do seminário com o tema “Quanto + LGBTI melhor”, tem como objetivo proporcionar visibilidade à questão de gênero na Federação.

 

Valorização da diversidade sexual e de gênero

Para a coordenação de Políticas Sociais e Gênero, houve avanços nas políticas públicas, conquistados com a luta dos movimentos LGBTI nas últimas décadas. Porém, para o enfrentamento à lgbtfobia e efetivação de direitos são fundamentais os espaços de organização, discussão, formação de redes e visibilidade.

 

A criminalização da LGBTfobia, o reconhecimento das identidades de gênero e a despatologização da Identidade TRANS, ainda são pautas marginais no âmbito das políticas públicas. “Apesar da visibilidade e parcos direitos conquistados, ainda são chocantes os números de assassinatos e violência cotidiana contra as pessoas LGBTI, especialmente transexuais negras/os e periféricas/os”.  

 

A violência institucional também afeta sobremaneira as pessoas LGBTI, que acabam, muitas vezes, expropriadas do direito à educação e saúde, excluídas do mundo do trabalho e da convivência familiar e comunitária.

 

Os coordenadores destacam a importância em avançar nas propostas de construção da política institucional de valorização da diversidade sexual e de gênero na Federação, nas universidades e na sociedade como um todo.

 

O evento é uma preparação para o III Seminário LGBTI da FASUBRA, e pretende dar sequência aos encaminhamentos do I  Seminário LGBT, realizado em Brasília-DF, no ano de 2014.

 

Programação

Será realizada uma mesa redonda formada por trabalhadores técnico-administrativos em educação que atuam e pesquisam  o tema. Também serão organizados grupos de discussão temáticos, para compartilhar a vivência do trabalhador LGBTI no ambiente do serviço público.  

 

O seminário será encerrado com uma apresentação do Teatro do Oprimido e produção de uma carta coletiva à FASUBRA Sindical, para fomentar a realização do próximo seminário e a criação de um grupo de trabalho LGBTI no âmbito da Federação.

 

Exposição

O evento contará com espaço para exposição de trabalhos e produtos. A proposta de exposição é um pequeno recorte da produção de artes dos trabalhadores LGBTI das instituições de ensino, que inscreverem seus trabalhos.

 

Performances

As inscrições para intervenção performances que dialoguem sobre as questões políticas deverão ser enviadas até o dia 17 de outubro às 17h, nos e-mails: fasubra@fasubra.org.br e  wellington@fasubra.org.br.

 

Foram convidados para o evento a coordenação da Fasubra;  Diretoria da Diversidade da UnB; Associação Mães pela Diversidade, além de lideranças de entidades na defesa dos direitos de pessoas transexuais e travestis.

 

Serviço

II Seminário LGBTI

Data: 20 de outubro (antecedendo a Plenária Ordinária da Fasubra);

Horário: 09h às 19h

Local: a definir

 

Coordenação de Políticas Sociais e Gênero

Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical

Categorizados em: