URGENTE! REUNIÃO AMPLIADA DO FONASEFE PREPARA A RESISTÊNCIA!

22:00 | 7 de agosto de 2017

 

Nesse último final de semana mais de 300 dirigentes sindicais de entidades nacionais e de base atenderam o chamado do FONASEFE para uma reunião na qual se discutiu vários temas, mas o mais importante foi a construção de um calendário de lutas unificado. Embora houvesse desigualdades no grau de mobilização entre as categorias o sentimento de unidade de fortalecer a resistência prevaleceu.

 

O cenário político demonstra que Temer mesmo sem popularidade, está em conjunto com o congresso nacional obstinado em avançar com o ajuste fiscal e com as reformas que visam destruir direitos sociais e democráticos para atender os interesses do capital em crise. Além de não abrir negociações salariais e proferir ataques diretos ao funcionalismo federal, a situação dos serviços públicos é de precarização total e no caso das universidades e institutos federais, se não revertermos o bloqueio de verbas, muitas instituições vão fechar as portas.

Foi decidido em comum acordo um processo de lutas que leva em consideração um forte trabalho de base no mês de agosto para aumentar o nível da mobilização e uma importante articulação com categorias que estão em campanhas salariais nesse segundo semestre com o objetivo de recompor a unidade necessária para enfrentar Temer e seus ataques.

 

O FONASEFE também irá enviar uma carta as centrais sindicais para chamar a atenção para a importância de construirmos uma nova greve geral no país para derrotarmos Temer e suas reformas. Precisamos de uma segunda onda de lutas, assim como fizemos o ano passado e que foi determinante para derrotarmos pelo menos momentaneamente a Reforma da previdência que era prioridade do governo no primeiro semestre desse ano.

Confira o calendário aprovado e mãos à obra:

MÊS DE AGOSTO: Organizar fórum dos servidores nos estados – Convocar reunião ampliada, nos estados, entre funcionalismo público das três esferas + movimentos sociais + centrais sindicais + movimento estudantil + categorias em luta (campanha salarial etc) para construir atividades, debates, e ações nas ruas, etc.

 

11/08 – Dia nacional em defesa da educação pública.

 

Orientamos construir assembleias comunitárias entre Técnicos, docentes e estudantes para denunciar a crise que se encontra as IFES hoje, mobilizando toda comunidade universitária e fazendo uma ampla convocação da imprensa local.

 

– 16 de agosto – Dia nacional de luta contra a terceirização e extinção das zonas eleitorais; dia Nacional de Luta em defesa da saúde e da previdência pública e contra o desmonte do Serviço Público;

SETEMBRO: Indicativo de greve ou paralisação do funcionalismo público (24 OU 48 hs), junto com a greve das categorias em campanha salarial. (Processo em construção com outras categorias, em breve informaremos uma data especifica).

 

Resoluções aprovadas do consenso FONASEFE em 06 de Agosto 

 

Mãos a obra! 

Categorizados em: