Trabalhadores na luta contra a adesão à Ebserh
Mobilização da categoria na Universidade Federal Fluminense
Os trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizarão nesta quarta, 27, uma manifestação no Conselho Universitário da instituição contra a adesão da universidade à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A luta para barrar a Ebserh apresentou, na última quinta-feira (21), mais um capítulo contra a derrubada da democracia naquela instituição.
O Conselho Deliberativo do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), que fica em Niterói, convocou o diretor do hospital, Tarcísio Rivello, a comparecer na Procuradoria Seccional Federal, com o objetivo de aprovar a adesão à Ebserh. A ação aconteceu fora das dependências da universidade e não houve participação da comunidade universitária, desconsiderando a prática democrática nas decisões da instituição.
Movimentos da comunidade universitária, sindicatos e parlamentares impediram a atuação do conselho. Para completar o ato, no dia 22, o diretor Rivello, juntamente com o reitor Sydnei Mello, convocou os conselheiros a aprovar a Ebserh por e-mail.
Diante dos fatos, os trabalhadores aprovaram em assembleia geral a paralisação e mobilização no dia 27 de janeiro às 8 horas, na reunião do Conselho Universitário (CUV), junto à comunidade universitária, pelo direito de decidir de forma democrática os rumos do Hospital Universitário.
A FASUBRA Sindical convoca todos os sindicatos filiados e ativistas sociais do estado do Rio de Janeiro e imediações a participarem do ato organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (SINTUFF), em defesa da saúde pública e contra esse nefasto projeto do governo federal. Lutamos por concurso público via Regime Jurídico Único (RJU), a revogação da Ebserh e mais verbas para a saúde e educação!
Com informações do SINTUFF.
Direção Nacional FASUBRA Sindical
Categorizados em: Geral