Solidariedade às Vítimas do Rio de Janeiro

21:04 | 15 de janeiro de 2011

Baseado nas informações divulgadas pela imprensa nacional e diversos outros meios de comunicações internacionais, a FASUBRA Sindical através do seu plantão de direção, decidiu por se solidarizar com as centenas de famílias que perderam seus entes queridos, motivados pelas fortes chuvas e deslizamentos de terras que vêm atingindo alguns estados do Brasil, em especial a região serrana do Rio de Janeiro. A FASUBRA expressa suas condolências a todos os familiares das vítimas dessa tragédia ambiental motivada por diversos aspectos, dentre eles a falta de política de preservação da natuzera, além da limitação de programas sólidos de habitação que garantam moradia digna à população, sem falar da insuficiência orçamentária para gastos com “Prevenção e Preparação para Desastres”.

São situações e fatos, em proporções nunca vistas no país e que vêm chocando a população brasileira. O número de mortes na região serrana do Rio chegou a 549, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil do estado no final da manhã de hoje (15).

A região serrana do Rio tem 6.050 desabrigados (pessoas que perderam as casas) e 7.780 desalojados (pessoas que poderão retornar para casa quando a situação melhorar), somente nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.

Diante de tudo isso, a FASUBRA cobra providências urgentes dos governos federal, estadual e municipais, de modo a resolver a situação com a maior brevidade possível.

Por oportuno, estamos lançando campanha de coleta de alimentos às vítimas, orientando nossas entidades de base a fazerem arrecadação de leite em pó enlatado, que deverão ser trazidos à Brasília (DF), pelas caravanas que estarão em marcha no próximo dia 09 de fevereiro.

Nosso propósito é centralizarmos essa coleta na sede da Federação, de onde enviaremos o alimento arrecadado, por meio das entidades sindicais do Rio de Janeiro que estarão presentes à marcha, ou de outra forma mais viável.

Ressaltamos a prioridade pelo leite em pó enlatado devido à facilidade no transporte, condicionamento, alimento bastante nutritivo e que poderá ser utilizado para crianças, adultos e idosos (as).

 

FASUBRA Sindical, presente na luta e na solidariedade humana.

 

Categorizados em: