Sindicalistas e Deputados Federais pressionam pela abertura de mesa de negociação: Sérgio Mendonça e Dulce Tristão se comprometeram a levar as reivindicações aos seus ministros.

20:45 | 28 de abril de 2014

audiencia publica

No dia 24 de abril, pela parte da manhã, o Comando Nacional de Greve participou de uma Audiência Pública na Câmara de Deputados para tratar da Carreira dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) das Instituições Federais de Ensino Superior IFES e a crescente terceirização no âmbito das Universidades Federais.  Participaram da mesa, a Deputada Alice Portugal (PC do B – BA); Paulo Henrique Santos,  Coordenador da FASUBRA; Sérgio Mendonça, Coordenador Geral do MPOG e Dulce Maria Tristão, Coordenadora de Recursos Humanos de Educação Superior do MEC. Além disso, estavam presentes os deputados Policarpo (PT – DF), Margarida Salomão (PT – MG), Jô Moraes (PC do B – MG), Chico Alencar (PSOL – RJ) e Paulo Rubens Santiago (PDT PE), além de todos os integrantes do Comando Nacional de Greve. O Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Reitor Jesualdo Pereira Farias, foi convidado, mas não se fez presente.

Na sua fala, a representação da FASUBRA apontou para os problemas da terceirização do serviço público e do avanço da lógica privada sobre as relações de trabalho dentro das universidades. Neste mesmo sentido, atacou duramente a instituição da EBSERH e a quebra da isonomia entre ativos e aposentados em relação a nossa carreira. O principal ponto colocado foi à necessidade de se abrir negociações com a categoria dos TAE das universidades, já que a atitude do governo é de ignorar a existência do conflito trabalhista representado pelo movimento paredista.

Tanto Sérgio Mendonça, quanto Dulce Tristão insistiram no fato de que o governo está cumprindo o acordo de greve pactuado em 2012. Sérgio Mendonça, especialmente, se mostrou irredutível quanto à possibilidade de novos reajustes. A posição de Mendonça foi fortemente criticada por todos os participantes da mesa. Os Deputados foram unânimes na defesa da formação de uma mesa para abertura de negociação, fazendo coro com o pedido da FASUBRA. Em resposta, tanto Sérgio Mendonça, quanto Dulce Tristão se comprometeram a levar a reivindicação de abertura da mesa de negociação para os seus ministérios. Desta forma, a pressão feita pela Federação pode resultar na abertura de diálogo para o encaminhamento de nossas reivindicações.

Categorizados em: