Seminário realiza plenária dedicada à sistematização das propostas elaboradas nos grupos de trabalho

18:23 | 27 de setembro de 2024

O Seminário Sobre Carreira, promovido pela Fasubra Sindical, realizou uma plenária dedicada à sistematização das propostas elaboradas nos grupos de trabalho. Após discussões aprofundadas sobre temas específicos da carreira dos trabalhadores técnico-administrativos em educação, as ideias e sugestões desenvolvidas em cada grupo foram apresentadas e discutidas coletivamente. A plenária teve como objetivo consolidar essas propostas, gerando uma visão conjunta e organizada que servirá de base para futuras ações e negociações em defesa da categoria.Temas que foram discutidos nos GT´S:

Na plenária de sistematização do Seminário Sobre Carreira, os Grupos 1 e 2 fizeram suas apresentações, focando em três temas centrais:

  1. Tema prioritário: Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) – As discussões giraram em torno da importância de valorizar as habilidades e experiências adquiridas pelos trabalhadores ao longo de suas carreiras, independentemente da formação formal, garantindo que o RSC seja uma ferramenta de reconhecimento e promoção na carreira.
  2. Segundo tema: Desenvolvimento – Foram abordadas propostas para o desenvolvimento profissional contínuo, incluindo capacitação, progressão na carreira e criação de políticas que incentivem a qualificação dos trabalhadores, visando seu crescimento dentro das instituições.
  3. Terceiro tema: Cargos – O debate envolveu a estrutura dos cargos dentro das instituições, propondo ajustes na hierarquia, adequação das descrições de funções e melhor distribuição de tarefas, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e garantir uma ascensão mais justa e meritocrática.

Essas apresentações foram fundamentais para delinear as prioridades e orientações da Fasubra nas negociações futuras.

Na apresentação dos Grupos 3 e 4 durante a plenária do Seminário Sobre Carreira, os temas foram abordados da seguinte maneira:

  1. Tema prioritário: Cargos – Os grupos concentraram suas discussões na estruturação dos cargos dentro das instituições, destacando a necessidade de uma reavaliação das funções e responsabilidades. Foi discutida a criação de novos cargos e a atualização das descrições de funções, além da importância de assegurar uma progressão de carreira mais equitativa, levando em consideração a complexidade e as exigências de cada cargo.
  2. Segundo tema: Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) – O RSC foi novamente tratado como um instrumento essencial para valorizar o conhecimento adquirido pelos trabalhadores, destacando que sua implementação deve ser feita de forma justa e inclusiva, reconhecendo tanto a experiência prática quanto as formações acadêmicas.
  3. Terceiro tema: Desenvolvimento – No tema de desenvolvimento, os grupos enfatizaram a importância de criar mais oportunidades de capacitação e aprimoramento profissional. As propostas incluíram programas de formação continuada e incentivos à qualificação, visando o crescimento profissional dos trabalhadores dentro das instituições.

Essas discussões refletem a preocupação em construir uma carreira mais justa, com ênfase na valorização do trabalhador e na melhoria das condições de ascensão profissional.
Na apresentação dos Grupos 5 e 6 durante a plenária do Seminário Sobre Carreira, os seguintes temas foram abordados:

  1. Tema prioritário: Desenvolvimento – O foco principal das discussões foi o desenvolvimento profissional contínuo dos trabalhadores. Os grupos ressaltaram a importância de oferecer mais oportunidades de capacitação, programas de formação e aperfeiçoamento, além de incentivos para o crescimento na carreira. Propostas específicas incluíram a criação de políticas que promovam o acesso a cursos e treinamentos, bem como a valorização da qualificação para progressão na carreira.
  2. Segundo tema: Cargos – Neste ponto, as discussões giraram em torno da necessidade de uma reestruturação dos cargos, com a revisão das descrições de funções e responsabilidades. Os grupos sugeriram ajustes que tornem o sistema de cargos mais flexível e adaptado às demandas atuais das instituições, garantindo uma distribuição justa das tarefas e permitindo uma progressão mais clara e acessível para os trabalhadores.
  3. Terceiro tema: Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) – O RSC foi tratado como uma ferramenta crucial para valorizar o conhecimento adquirido ao longo da carreira, tanto em contextos formais quanto informais. A implementação adequada do RSC foi defendida como um meio de garantir que os trabalhadores sejam reconhecidos e promovidos de acordo com suas habilidades e experiências acumuladas no exercício de suas funções.

Essas apresentações sublinharam a importância do desenvolvimento contínuo, da reestruturação de cargos e do reconhecimento das competências adquiridas, compondo um quadro abrangente de prioridades para o fortalecimento da carreira.

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