Seminário Internacional de Resistência e Organização Sindical

14:11 | 15 de março de 2019

A direção da FASUBRA Sindical participou do “Seminário Internacional de Resistência e Organização Sindical”, realizado nesta quarta (13) e quinta-feira (14), em Brasília, para debater com os sindicatos brasileiros como outros países resistiram aos ataques e se fortaleceram como representação sindical. O evento foi organizado pela Internacional de Serviços Públicos (ISP) e pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF).

Durante o encontro, sindicalistas falaram das experiências de países como Canadá, Estados Unidos, Peru, Uruguai e Chile. No Brasil foram apontados os retrocessos com a reforma trabalhista, além dos recentes ataques do governo Bolsonaro às organizações sindicais, os desafios para a negociação coletiva e denúncias à OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre a Convenção 151.

Alguns dos painéis apresentados foram: Experiência Canadá – Uma década de um governo conservador: Como se defender de ataques neoliberais e legislativos ao movimento sindical; Experiência Peru – Fujimori e os ataques contra liberdade sindical; Experiência Uruguai – Enfrentamento à Ditadura, reconstrução da Frente Ampla e da organização sindical e Experiência Chile – 17 anos de ditadura e os ataques neoliberais atuais.

Com informações da ISP

Categorizados em: