SEGUNDO DIA DE SEMINÁRIO SOBRE HUs REÚNE GRUPOS DE TRABALHO

16:26 | 11 de novembro de 2012

seminariohuseis1

Depois de o primeiro dia ser pautado por debates em mesas de interesse, os 106 participantes do Seminário HUs 100% SUS versus EBSERH, que foi realizado na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília, se dividiram em três grupos de trabalho para socializar as informações de cada HU para construir a resistência e a luta contra a EBSERH.

seminariohu51

 “As abordagens trabalhadas hoje foram importantes, pois inserem as estratégias em torno de uma perspectiva nacional, abrindo horizontes para a luta pelo fim da EBSERH”, comentou Luiz Antônio Araújo, coordenador da Fasubra Sindical.

seminariohu50

Para a maioria dos participantes, o momento atual é de fortalecer o enfrentamento ao projeto que está sendo imposto de cima para baixo, através de inverdades, inclusive sob o ponto de vista de sua constitucionalidade, pelos representantes do governo federal, e apostar num projeto que respeite os direitos dos trabalhadores, a autonomia universitária e o trinômio ensino/ pesquisa/extensão (ver projeto de HUs disponível no site da Fasubra).

seminariohu49

Nos grupos, os participantes fizeram exposições sobre como está a situação nos locais de trabalho após a criação da EBSERH, foram comuns os relatos de precarização das condições de trabalho em vários HUs, sobre o Adicional de Plantão Hospitalar, autoritarismo na gestão, entre outros problemas identificados.

Os grupos de trabalhos do Seminário tiveram as discussões balizadas em 26 propostas elaboradas a partir das mesas temáticas realizadas no sábado (10), cujos temas foram A Missão dos HUs e EBSERH, modelo de privatização dos HUs.

Debate vespertino – A tarde foi destinada à plenária final, de onde saíram as proposições e diretrizes que serão encaminhadas pela FASUBRA para intensificar a luta contra a implementação da EBSERH.  

As propostas bem como uma carta aberta aprovada pelos participantes serão avaliadas em futura reunião da DN e debatidas na próxima Plenária, a ser realizada em 23 e 24 de novembro.

______________________________________________________________

Texto: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA Sindical

 

 

 

 

Categorizados em: