REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES TRABALHADORAS DA FASUBRA DEFINE ENCAMINHAMENTOS

18:23 | 13 de outubro de 2014

reuniaomulheres10111020141

As 59 participantes da Reunião Nacional de Mulheres Trabalhadoras da FASUBRA Sindical passaram todo o sábado (11) apresentando as propostas oriundas dos Grupos de Trabalho realizados na sexta-feira (10), nos quais analisaram as resoluções do XXI CONFASUBRA e os encaminhamentos do III Seminário Nacional da Mulher Trabalhadora. A meta das técnico-administrativas em Educação foi aprovar ações para melhor executar o Plano de Lutas.

Assim, surgiram argumentos favoráveis à melhoria das condições de trabalho, à garantia de tratamentos nos serviços públicos de saúde, ao combate ao assédio moral nos locais de trabalho, à oferta de serviço de creches para as servidoras das IFES, ao oferecimento de cursos de formação nas organizações sindicais, à valorização das trabalhadoras, e ao avanço das políticas públicas direcionadas às mulheres, em especial às técnico-administrativas das IFE.

Um tema recorrente, e que sensibilizou as participantes, foi a discussão sobre assédio moral, cujas doenças geradas não são computadas em um único número no Código Internacional de Doenças (CID), pois envolve várias enfermidades de caráter psicológico e orgânico, o que impede a identificação do nexo causal necessário às ações judiciais movidas por trabalhadoras contra assediadores. Outro dado interessante, é que não existe legislação específica sobre o assunto, mesmo havendo oito Projetos de Lei que tratam do assunto tramitando no Congresso Nacional.

As propostas surgidas na Reunião, que estão em fase de sistematização, serão encaminhadas para a Direção Nacional da FASUBRA Sindical, que as levará para discussão nos fóruns de deliberação da categoria, que são as Plenárias e o XXII Congresso Nacional da FASUBRA Sindical. De acordo com o calendário da Federação, a próxima Plenária Nacional Estatutária ocorrerá no período de 05 a 07 de dezembro. Já o Estatuto da FASUBRA Sindical, estabelece que o CONFASUBRA ocorra a cada dois anos, estando o próximo já agendado para abril de 2015.

Sendo o CONFASUBRA a instância máxima de deliberação dos técnico-administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior, cabe ao evento discutir e deliberar sobre todo e qualquer assunto constante da pauta aprovada no início de seus trabalhos, onde poderão constar as propostas surgidas agora na Reunião Nacional de Mulheres Trabalhadoras da FASUBRA Sindical. 

Homenagens – Ao final do evento, as mulheres da FASUBRA Sindical foram sorteadas com bolsas lilás doadas ao evento por um sindicato de base, além de realizada uma homenagem de uma TAE a todas as mulheres que compareceram ao evento. Ela encantou a todas ao entoar canções características de diversos estados do país.

_________________________________________________________________________________

Categorizados em: