REUNIÃO DO GT DEMOCRATIZAÇÃO NO MEC

19:36 | 26 de julho de 2013

gtdemocratizacao1

FASUBRA, Sinasefe, Andifes e Secretaria de Ensino Superior do MEC (SESu) reuniram-se na quinta-feira (25), na sede do MEC, para a segunda reunião do GT Democratização para dar prosseguimento ao debate sobre o processo de democratização no interior das Instituições.  

Os representantes da FASUBRA reapresentaram o Projeto Universidade Cidadã para os Trabalhadores no qual defende o modelo democrático de educação no âmbito das universidades públicas. 

O secretário de Ensino Superior do MEC, Paulo Speller, ouviu o posicionamento das entidades acerca das propostas de democratização e propôs um encaminhamento que pressupõe a realização de oficinas em que as entidades terão a oportunidade de socializar suas propostas de Universidade, abrindo-se um processo de aprofundamento das discussões com a expectativa de se chegar ao final dos trabalhos com um projeto construído por todos os atores.  

A representação da FASUBRA concordou com a metodologia e ressaltou a importância de se discutir o modelo de universidade. Na proposta da Federação, o trabalho seria desenvolvido em etapas e a primeira consistiria da apresentação dos projetos pelas entidades, para posteriormente aprofundar temas como financiamento, autonomia, controle social, sistema, avaliação e pessoal (carreira). O objetivo será delinear as convergências dos projetos das entidades para afunilar as propostas sobre democratização nas IFES. 

Todo esse trabalho resultará em minuta de Projeto Lei para ser levado pelo MEC e bancada sindical à Presidência da República, a quem cabe elaborar PLs para a área de Educação. “Temos que juntar forças e levar para o Executivo uma proposta unificada”, disse o secretário.  

Em seguida, deu-se início à discussão sobre a metodologia das oficinas/debates. A FASUBRA propôs a socialização dos projetos das entidades pela SESu e destacou a necessidade de os debates abrangerem todos os segmentos das universidades. “A disposição política da FASUBRA é para o debate ‘por dentro”, ou seja, incluindo docentes, CONIF, MEC Sinasefe,” disse a representação da Federação. 

Ao final ficou decidido que as oficinas devem trazer estudiosos renomados para os debates e que a primeira oficina deve ocorrer na última semana de agosto. 

Participaram da reunião pela FASUBRA, Rosângela Costa, Léia de Souza Oliveira, Almiram Rodrigues (UFCE) e Honório Ângelo da Rosa (UFG). Pelo MEC estiveram presentes o secretário de Ensino Superior, Paulo Speller, e a coordenadora geral de Gestão de Pessoas, Dulce Tristão. O Sinasefe compareceu através dos diretores Eugênia Martins, William Carvalho e Lindon Johnson. Já a Andifes foi representada pelo professor Paulo Márcio de Faria e Silva, reitor da Universidade Federal de Alfenas.

 

Categorizados em: