Respeitem a democracia – ato na UFTM

10:13 | 25 de janeiro de 2019

Trabalhadoras e trabalhadores técnicas e técnico-administrativos em educação, professoras e professores, estudantes, representantes do CONSU, CONDES e CONCUR, sindicatos, movimentos sociais e comunidade externa, realizaram o ato “Respeitem a Democracia”, nesta quinta-feira (24) pela manhã, em frente à Reitoria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. A manifestação se deu em razão da divulgação, nesta semana, da minuta do decreto do governo que se refere a nomeação do novo reitor da universidade, constando a indicação do segundo colocado na lista tríplice.

O presidente Jair Bolsonaro deve escolher o 2.º colocado entre as candidaturas a reitoria da UFTM, em sua primeira nomeação de reitor para uma universidade, conforme reportagem da Folha de São Paulo (em 22/01/2019). O candidato mais votado na consulta à comunidade, foi o professor de Filosofia e Ciências Sociais Fábio Fonseca, e a FASUBRA defende o respeito ao resultado das urnas.

De acordo com a lei, cabe ao presidente indicar o reitor entre os nomes enviados pela universidade. A FASUBRA Sindical defende a eleição no mínimo paritária nas consultas à comunidade, e em respeito à autonomia universitária, à democracia e à transparência, continuará vigilante para que a escolha dos reitores das universidades federais brasileiras obedeça à vontade da comunidade.

Por fim a FASUBRA manifesta total apoio a luta pela democracia e da universidade pública!

Veja aqui nota pública do SindTtae.

Categorizados em: