Resgate histórico e Conferência foram pautas da reunião da Comissão Intersetorial de Educação Permanente do Controle Social do SUS

18:10 | 20 de outubro de 2014

A Comissão Intersetorial de Educação Permanente do Controle Social no SUS (CIEPCSS), na qual a FASUBRA tem assento, esteve reunida, nos dias 16 e 17 deste mês para fazer um resgate histórico dos trabalhos do processo de educação permanente desde 1999. Além disso, discutir vários assuntos, entre eles a 15ª Conferência Nacional de Saúde, a Contextualização da Elaboração do Plano Nacional de Educação Permanente para o Controle Social do SUS, as Estratégias de Implementação do Plano e definição dos envolvidos e outros. Segundo a representante da FASUBRA na Comissão, Eurídice Almeida, “a Educação Permanente é o eixo para todas as outras políticas no país. Tem a função de formar atores políticos na sociedade em defesa do SUS e do Controle Social”.
 
15ª Conferência Nacional de Saúde
 
A Conferência Nacional de Saúde será dividida em etapas. A primeira começou em agosto de 2014 e vai até março de 2015, tem por objetivo articular o calendário da saúde coletiva brasileira e dos movimentos sociais e populares, para diálogos e formulações acerca da efetivação da Saúde enquanto direito, promovendo uma ampla avaliação da Saúde no Brasil.
A segunda fase, que são as etapas Municipais e Estaduais, terá por finalidade a indicação de diretrizes e eleição de delegados e delegadas, e está prevista para o período de março a outubro de 2015. A terceira fase é a Conferência Nacional de Saúde, propriamente dita, e ocorrerá em novembro de 2015, em Brasília. Uma importante inovação é a criação da quarta etapa, que é o Pós Conferência Nacional, de modo que vai dispor de mecanismos e instrumentos para monitorar e avaliar, no período dos quatro anos seguintes, as deliberações aprovadas.

___________________________________________________________________________________

Com informações do CNS

Categorizados em: