Representação da FASUBRA toma posse no Conselho Nacional de Saúde

15:09 | 17 de dezembro de 2015

 

Participação da federação possibilita a defesa do ensino, pesquisa e extensão nas universidades na área da saúde.

 

Na tarde desta terça-feira, 15, aconteceu a posse dos membros do Conselho Nacional de Saúde – CNS, no Palácio do Planalto. A FASUBRA Sindical representada pela coordenadora Eurídice Almeida (coordenação da Mulher Trabalhadora) tomou posse como conselheira nacional de saúde – 2º suplente. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, presente na cerimônia, realizou a fala de abertura da posse dos conselheiros parabenizando os presentes. Afirmou que é impensável pensar em retrocessos na saúde do país e disse que será necessário ampliar as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) “quantitativamente e qualitativamente”.

 

Foram empossados 144 conselheiros, 48 titulares, 48 1º suplentes e 48 2º suplentes. O CNS é a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS), e tem como objetivo deliberar, fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde. Todo o processo do CNS é eleitoral, com mandato de três anos.

 

Na estrutura política está inserido o Fórum das Entidades dos Trabalhadores da Saúde (FENTAS), que pauta questões como: a luta contra a privatização, recuperação dos HU, contra Organizações Sociais, contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e contra a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público  (OSCIP), nas quais a FASUBRA está inserida. 

 

Titularidade da FASUBRA nas seguintes comissões Do CNS:

 

  • Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador/CIST
  • Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação/CICIS
  • Comissão Intersetorial de Acompanhamento das Políticas em DST/AIDS – CIADAIDS
  • Comissão Intersetorial de Eliminação da Hanseníase- CIEH;
  • Comissão Intersetorial de Saúde Indígena-CISI;
  • Comissão Intersetorial de Saúde da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – CISPLGBTT;
  • Comissão Intersetorial de Saúde da População Negra – CISPN
  • Comissão Intersetorial de Ciência e Tecnologia/CICT;
    • Comissão Intersetorial de Recursos Humanos/ CIRH;
    • Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS /CIEPCSS

 

 

A participação da FASUBRA como entidade sindical no conselho dá amplas possibilidades de defesa do ensino, da pesquisa e extensão nas universidades, notadamente nas questões relacionadas à saúde pública. Especificamente voltado aos Hospitais Universitários (HU), a federação também analisa situações como: residências médicas e as especializações e alterações curriculares dentro das universidades. Para o segmento técnico-administrativo (todas as profissões da saúde), o objetivo é ampliar a defesa do plano de cargos, carreira e salários.

 


 

Para a FASUBRA, “há extrema necessidade de o serviço público estar ligado diretamente ao controle social, dentro da extensão, da pesquisa e do ensino, que é executado dentro dos HU e dentro da própria universidade, e essa é a grande importância da nossa militância dentro do CNS”.

 

 

 

Categorizados em: