REPRESENTAÇÃO DA FASUBRA PARTICIPARÁ DA MARCHA MUNDIAL DE MULHERES

21:11 | 17 de agosto de 2013

marchademulheres20131

A FASUBRA Sindical estará representada na Marcha Mundial de Mulheres, que concentrará pessoas de todo o mundo nas principais avenidas de São Paulo dia 31 de agosto, com o objetivo de reafirmar o feminismo como projeto para mudar o mundo, transformar a sociedade e erradicar o machismo, o capitalismo, o racismo, a lesbofóbia e os depredadores da natureza.

A movimentação integrará as atividades do 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, que acontecerá entre os dias 25 e 31 de agosto de 2013, e reunirá ativistas feministas dos cinco continentes do mundo e 18 estados do Brasil.

São esperadas 1600 mulheres para participar do Encontro, que acontecerá no Memorial da América Latina, em São Paulo, onde serão realizados debates, oficinas e atividades culturais.

Com o tema “Feminismo em marcha para mudar o mundo”, o evento pretende expressar a contribuição da Marcha Mundial das Mulheres para o feminismo brasileiro através tanto da teoria quanto da prática.

O QUE É

A Marcha Mundial das Mulheres, em conjunto com diversas organizações aliadas, faz parte de um movimento mundial de resistência ao sistema capitalista, colonialista e patriarcal, e de construção de propostas alternativas fundamentadas na autonomia e na autodeterminação das mulheres e
dos povos.

Na programação, estão previstas atividades de intercâmbio e formação política e cultural, como os debates: “Histórico do movimento feminista na América Latina”, com a participação de Sandra Morán (Guatemala), Nalu Faria (Brasil), Sonia Alvarez (EUA); “Acumulação por despossessão – ofensiva do capital sobre trabalho, corpo e territórios”, com Helena Hirata (França), Ariel Salleh (Austrália), Malalai Joya (Afeganistão); e “A construção de alternativas feministas”, com Basma Khalfaoui (Tunisia) e Gina Gonzalez (Cuba). Além dos debates teóricos, serão utilizadas outras linguagens, como a realização de uma exposição sobre o histórico da Marcha e do feminismo pelo mundo.

Durante todo o Encontro, será realizada a Mostra de Economia Solidária e Feminista, que pretende não apenas dar visibilidade às mulheres como atrizes da economia, mas também contribuir com a criação de alternativas concretas frente ao atual modelo econômico.

A programação conta ainda com shows, oficinas e atividades culturais, como uma exposição fotográfica que pretende resgatar a história da Marcha Mundial das Mulheres. A exposição será realizada na Galeria Olido, no Centro, com entrada aberta ao público. No dia 31, está prevista uma Assembléia para compartilhar análises e decisões. O evento será encerrado com uma grande mobilização, a Marcha, que espera reunir 10 mil mulheres nas ruas de São Paulo.

_____________________________________________________________________________________________________ 

Redação: ASCOM FASURA com informações da MMM.

 

 

Categorizados em: