Relatório Final do Seminário Nacional dos SPFs prevê reposição das perdas desde FHC até Dilma

15:49 | 18 de novembro de 2014

Os mais de 300 participantes do Seminário Nacional dos Servidores Públicos Federais, realizado no último final de semana, no hotel Bay Park, em Brasília/DF concluíram os trabalhos no domingo (16) com a aclamação do Relatório Final Consolidado do evento. Uma das reivindicações da categoria, segundo o documento, é a de reposição das perdas salariais desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso até o governo Dilma com índice de reposição de 39,7%.

O documento traz o acúmulo dos debates realizados nos Grupos de Trabalho que abordaram temas referentes à conjuntura, com destaquepara o papel do Estado, os serviços e os trabalhadores do serviço público, perspectivas com o próximo governo e possíveis planos de ajustes que atinjam o setor em cenário de crise econômica, apresentação técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e Instituto Latinoamericano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE).

O relatório mantém pautas históricas e já acordadas pelo Fórum Nacional das Entidades Nacionais dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, tais como correção das distorções salariais, definição da data base, direito de negociação coletiva, paridade salarial entre ativos e aposentados, retirada de projetos de do Congresso Nacional que atacam direitos dos servidores, aprovação imediata dos projetos de interesse do funcionalismo público e isonomia dos serviços.

O relatório é dividido em dois tópicos. O primeiro é Pontos para campanha salarial já acordados no fórum das entidades nacionais dos servidores públicos e foi sub-distribuído nos eixos Salários, Condições de Trabalho, Direitos de Aposentadoria, Lutas gerais e Negociação. O segundo é Ações da Campanha dos SPF 2015 que traça mais de 20 as estratégias a serem envidadas pelos servidores em âmbito nacional para garantir a valorização da categoria e ainda traz um calendário de atividades, que prevê realização de ato, plenária, construção de agenda e plenária e lançamento da campanha em fevereiro, entre outras atividades. O documento contém também uma moção de repúdio contra demissão de servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ato de solidariedade ao Sindisprev-SP e sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte.

A íntegra do relatório do Seminário será publicada pela FASUBRA Sindical em Informe de Direção.

Participação da Fasubra

A FASUBRA Sindical esteve presente no evento com uma delegação formada por coordenadores e representação da base (ver notícia anterior publicada no site). 

 

Categorizados em: