Pressão da comunidade universitária da UFG adia votação da EBSERH
A FASUBRA Sindical tem acompanhado a discussão na UFG sobre a EBSERH. Pela segunda, vez a mobilização promovida pelos técnico-administrativos, coordenados pela nossa entidade filada SINTIFES-GO, docentes e estudantes adiou a decisão e outra reunião do CONSUNI será convocada para debater o tema.
No dia 21/11, a seção do CONSUNI da UFG contou com forte mobilização da comunidade universitária, e numa votação apertada a maioria dos conselheir@s entenderam que não estavam esclarecidos e suficientemente aptos para votar a adesão à EBSERH. Houve confusão na mesa dos trabalhos e clima tenso no qual o reitor preferiu suspender a sessão do CONSUNI e convocar outra em 15 dias.
A EBSERH significa a privatização, pois muda a lógica de assistência que para os hospitais universitários. Defendemos os HUs 100% SUS, gratuitos e de qualidade, vinculados às Universidades efetivamente autônomas, e que não precarizem as relações de trabalho minimamente conquistadas via Regime Jurídico Único e concurso público. Por isso, estamos juntos a diversos movimentos sociais, o Conselho Nacional de Saúde e a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, dizendo “Não à EBSERH”.
É preciso seguir organizando a resistência! E defender os HU 100% SUS, 100% gratuitos e de qualidade, e ligados às Universidades, com abertura imediata de concurso via RJU, autonomia universitária e ampliação da dotação orçamentaria, enfrentando os ataques aos serviços públicos na política de garantir superávits para os banqueiros.
Texto DN FASUBRA no evento
Categorizados em: Geral