Plenária Virtual da Fasubra avança em deliberações sobre cargos e distribuição de vagas
Na manhã desta sexta-feira (25), a Plenária Virtual da Fasubra Sindical realizou deliberações importantes sobre o desenvolvimento de carreira e distribuição de cargos na educação pública. Entre os principais avanços, foi autorizada a discussão da distribuição das vagas dos cargos suspensos pelos Decretos nº 9.262/2018 e nº 10.185/2019. A nova proposta é que essas vagas sejam alocadas em áreas estratégicas definidas pela CAPES e pelo CNPq, a fim de atender demandas específicas nos três níveis de carreira.
A plenária também deu continuidade ao processo de construção dos chamados “cargos amplos”, estabelecendo três categorias principais de atuação: Auxiliar (nível fundamental), Técnico (nível médio) e Analista (nível superior). Esses cargos estão sendo estruturados com base em critérios técnicos previamente discutidos e apresentados pela Fasubra, e visam reorganizar e qualificar as oportunidades de desenvolvimento de carreira dentro do setor educacional público.
Essas deliberações refletem o compromisso da Fasubra em ampliar o acesso a uma estrutura de carreira mais coesa e estratégica, adaptada às necessidades da educação pública e alinhada com a qualificação contínua dos profissionais. As definições estabelecidas nesta plenária seguirão para a construção de propostas mais detalhadas, que serão levadas a novas instâncias de debate e aprovação, avançando assim na consolidação de um modelo de carreira estruturado e inclusivo para o setor educacional.
Categorizados em: Geral