Plenária Nacional Virtual da FASUBRA

A FASUBRA Sindical realizou nos últimos dias 16 e 17 de dezembro a Plenária Nacional Virtual.

O ano de 2021 foi de muitos embates. Um deles não podemos deixar de destacar: a NÃO votação da PEC 32 – Reforma Administrativa, na Câmara dos Deputados. A PEC 32, que pretende destruir os serviços públicos brasileiros, era uma das principais bandeiras do governo fascista, genocida e corrupto de Bolsonaro. A PEC foi aprovada em duas Comissões pelos deputados e deputadas, sob acusação de compra de votos, mas não foi a votação em Plenário.

Centrais e entidades sindicais de todo o país (municipal, estadual e federal) se uniram contra a proposta e com a campanha “Quem votar, não volta” acabaram por vencer a batalha. Os parlamentares entenderam o recado e ficaram apreensivos. Afinal, foram 14 semanas de mobilização no Anexo II da Câmara dos Deputados, nos aeroportos e gabinetes federais e estaduais. O governo federal também não tinha os votos e, com a popularidade em queda, não teve o apoio necessário.

Este foi um dos principais assuntos da Plenária Nacional Virtual da FASUBRA Sindical, ocorrida nos últimos dias 16 e 17 de dezembro. A plenária contou com a participação de 29 entidades, no total de 129 delegadas e delegados credenciadas/os, entre os quais 56 mulheres e 73 homens.

Os representantes das entidades de base decidiram pela manutenção da luta e reforço da campanha nacional contra a PEC 32 em 2022, com permanência da vigília e de caravanas à Brasília/DF. Em relação à PEC 32 ainda foi aprovado a construção de um calendário conjunto com o FONASEFE e Centrais, em 2022, e a construção de Fóruns dos Trabalhadores das 3 esferas e celetistas, nos estados e municípios, similar ao FONASEFE.

O calendário de lutas para o próximo período aprovado foi: 24 de janeiro – dia nacional de luta contra ao Decreto 10620, Seminário Nacional; 26 a 30 de janeiro de 2022, Fórum Social Mundial “JUSTIÇA E DEMOCRACIA”, em Porto Alegre (RS); Seminário 17 e 18 de fevereiro pauta: primeiro dia – trabalho à distância e segundo dia – campanha salarial; e 11 e 12 de março – Plenária Nacional da FASUBRA.

A realização do Congresso da FASUBRA – CONFASUBRA será no mês de maio, sendo que delegadas e delegados apontaram os pontos mínimos do temário: conjuntura; plano de lutas; alteração estatutária; ataques à categoria: HUs, carreira, aposentados, etc; eleição da DN e CF.

Outras pautas analisadas e aprovadas na plenária foram: a prestação de contas do ano de 2019 realizadas pelo Conselho Fiscal e as substituições na Direção Nacional, em conformidade com o estabelecido nos artigos 65 e 66, seus incisos e parágrafos do Estatuto. Além das propostas da base e outras lutas foram debatidas pautas como os atos Fora Bolsonaro, a PEC 23, o Decreto 10.620 e o retorno presencial ao trabalho.

Ficou definido o fortalecimento dos atos de rua pelo ‘Fora Bolsonaro e Mourão’, inclusive atos nas periferias, com todas as medidas sanitárias necessárias; o reforço da campanha contra o Decreto 10.620 (mudança do regime de aposentadoria dos servidores); a mobilização pela auditoria cidadã da Dívida Pública; a defesa de Ações de Solidariedade de Classe dos Sindicatos na base com a população em geral; mobilizar a categoria para a luta pela aprovação do PL do piso da enfermagem e a jornada de 30 horas vinculadas ao piso; realizar o seminário sobre HUs, para organizar a política contra a EBSERH; defender que se o próximo semestre letivo for presencial se dê com todos protocolos de segurança sanitária; campanha pelo reajuste salarial real; entre outros.

Confira no último ID todas as resoluções da Plenária.

http://fasubra.org.br/wp-content/uploads/2021/12/ID-03-DE-DEZEMBRO-DE-2021.pdf

Tag: , , , , ,

Categorizados em: , , , , , , , , , , ,