Plenária Nacional reúne representantes dos sindicatos de todo país

15:05 | 12 de dezembro de 2015

 

Federação promove discussões sobre o momento conjuntural nacional e internacional e os desafios para os trabalhadores técnico-administrativos.

 A Plenária Nacional Geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA Sindical) começou na manhã deste sábado, 12. Realizada no Auditório 3 de Faculdade de Ciências da Saúde, Campus da Universidade de Brasília – DF, reúne representantes dos sindicatos de base filiados à federação, eleitos em assembleia geral local, para discutir os seguintes assuntos: informes nacionais e de base, análise de conjuntura nacional e internacional, balanço da Greve Nacional, encaminhamento do Plano de Lutas e das pautas de carreira e de Hospitais Universitários e eleição para composição da Suplência do Conselho Fiscal.

 

Os informes nacionais e de base contemplaram também a situação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde a votação de adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi vencida pela manifestação contrária de trabalhadores técnico-administrativos, estudantes e docentes. Mesmo diante da resistência do reitor, que transferiu o pleito para outro prédio, os conselheiros universitários se recusaram a votar de portas fechadas. A FASUBRA novamente foi protagonista na luta contra a Ebserh, esclarecendo à comunidade universitária de que o problema não é falta de verbas, mas de gestão, pois “a verba que é enviada para a Ebserh, é a mesma verba que financia os hospitais universitários” de acordo com a representação da FASUBRA.

 

Dentre os informes, foi apresentada também a notícia sobre a reunião com o Ministério da Educação para discutir o problema dos trabalhadores cedidos à Ebserh, que acontecerá no dia 14 de dezembro.

 

As análises de conjuntura apresentaram a pluralidade democrática dos trabalhadores técnico-administrativos, com divergências de opiniões frente ao aprofundamento da crise econômica e política pela qual o país passa, bem como ao impeachment da presidenta Dilma Roussef. A concordância de rejeição sobre o modelo político adotado pelo atual governo, particularmente com relação ao ajuste fiscal e a redução dos direitos dos trabalhadores, surgiu como um dos pontos de convergência nas discussões realizadas. A situação da esquerda na América Latina também foi referida, diante do cenário de mudanças nas representações políticas.  

 

O evento se estende por todo o dia e continuará com as deliberações e encaminhamentos no domingo.

 

 

Assessoria de Comunicação – FASUBRA Sindical

 

 

 

 

 

 

 

Categorizados em: