
Plenária do FNPE debate desafios da Educação na atualidade
A FASUBRA Sindical irá participar da plenária do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), que ocorrerá nos próximos dias 29 e 30 em Brasília. Com a mudança de governo, a perspectiva é de que haja um cenário de austeridade fiscal, desconfiança e ataque à liberdade de pensamento e, por isso, é de extrema importância que os trabalhadores e trabalhadoras estejam atentos na luta em defesa dos marcos civilizatórios.
Durante a plenária, que será realizada na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), as entidades participarão de uma ampla análise de conjuntura, com retrospectiva das eleições de 2018 e planejamento de estratégias futuras.
Entre os temas abordados, o projeto intitulado ‘Escola Sem Partido’ terá atenção especial, além de outros projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados e precisam ser barrados. A questão do ensino à distância, proposto pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, a Base Nacional Comum Curricular e a privatização da educação superior também estarão em pauta.
A atual situação política do país, marcada por desmontes e retrocessos, será foco da mobilização em prol de uma educação pública de qualidade social, democracia e direitos humanos, com uma atuação libertadora e inclusiva.
O FNPE, que conta com ao menos 35 entidades, tem como tarefa pressionar o governo federal e fazer valer a implementação dos planos nacional, estaduais, distrital e municipais de educação, além de viabilizar a organização da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE).
Confira abaixo a programação do evento:
DIA 29 – QUINTA-FEIRA
MANHÃ
Roda de discussão 1: 10h – 12h30: Conjuntura Política, Econômica e Educacional
Exposição Inicial – 1 hora
Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Selma Rocha (ENFPT); Helena Costa Lopes de Freitas (Unicamp)
Debate
Heleno Araújo Filho – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); Tino Lourenço – Central Única dos Trabalhadores (CUT)
Outras Entidades do FNPE
Debate e Encaminhamentos preliminares 1h30
ALMOÇO: 12h30 – 14h
TARDE
Roda de discussão 2: 14h – 17h: Escola Com Mordaça, BNCC, Reforma do Ensino Médio, Educação à Distância, Ensino Domiciliar, Militarização: múltiplas agendas voltadas à destruição da Educação Básica
Exposição Inicial – 1h30
Gilmar Soares Ferreira – CNTE; Representação/Indicação da UNE/UBES; Inês Barbosa – Associação Nacional de Currículo (ABDC); José Geraldo Santana – Assessor Jurídico da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee)
Debate
Maria Luiza Süssekind Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped); Gil Vicente Figueiredo – Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes); Outras Entidades do FNPE
Debate e Encaminhamentos preliminares 1h30
17h-18h30: Discussão sobre Finanças e manutenção/impulsionamento da agenda do FNPE
DIA 30 – SEXTA-FEIRA
MANHÃ
Roda de discussão 3: 09h30- 12h: Desmonte da Educação Superior, Financeirização e Privatização
Exposição Inicial – 1h30
Natália Duarte – Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae); Adércia Hostin (CONTEE) e Gil Vicente Figueiredo (Proifes)
Debate
Representação/Indicação da Fasubra; Gilmar Soares Ferreira – CNTE; Outras Entidades do FNPE
Debate e Encaminhamentos preliminares 1h30
TARDE
Encaminhamentos e definição de ações estratégicas e prioritárias do FNPE
Categorizados em: Geral