Plenária da FASUBRA avalia conjuntura nacional

14:41 | 6 de julho de 2013

plenarianacionaljulho2013341

Os delegados presentes à Plenária Nacional Estatutária da FASUBRA Sindical, na tarde da sexta (5), iniciaram a análise da conjuntura nacional e internacional. Nas falações os delegados abordaram vários temas de interesse dos técnico-administrativos em educação e da organização dos movimentos sociais.

A análise levou em consideração as manifestações e a necessidade da categoria agregar-se às pautas oriundas dos movimentos espontâneos de rua que energizaram o país, com vistas à incorporação das reivindicações do conjunto dos trabalhadores do serviço público, conforme têm orientado as centrais sindicais e os movimentos sociais que convocam para 11 de Julho o Dia Nacional de Greves e Paralisações.

A ideia é fortalecer a pauta da Campanha Salarial Unificada 2013 do conjunto dos trabalhadores dos serviços públicos, que foi lançada em 22 de fevereiro deste ano, sem que tenha obtido até o momento qualquer posicionamento por parte do Governo Federal sobre as reivindicações.

Os eixos delimitados na campanha salarial 2013 são: definição da data-base em 1º de Maio, política salarial permanente, com reposição no mínimo da inflação inflacionária; valorização do salário base e incorporação das gratificações; cumprimento por parte do Governo dos acordos e protocolo de intenções firmados; contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores, retirada dos projetos de Lei, medidas provisórias e decretos contrários aos interesses dos trabalhadores no serviço público, com supressão do Artigo 78 da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A esses eixos, o Fórum Nacional das Entidades dos SPFs somou outros pontos que formam a base do Dia Nacional de Greve e Paralisações. São eles: a anulação da reforma da previdência de 2003; contra a privatização dos hospitais universitários e previdência do servidor e não aos leilões do petróleo e ao projeto que cria as Fundações Públicas de Direito Privado (PL 92/2009), liberação Sindical para o exercício dos mandatos eletivos. Todas essas bandeiras devem ser encampadas pela categoria para levar as propostas do segmento da Educação às ruas e fazer acontecer a transformação no país.

A expectativa agora é de que as pautas dos servidores sejam massificadas e venham compor a ordem do dia das manifestações da sociedade, no sentido de construir uma nova realidade para o Brasil.

No sábado (6), como consequência da análise de conjuntura, serão encaminhadas as propostas surgidas no debate, para decisão do plenário e definirão os rumos do movimento dos técnicos-administrativos em Educação das IES, e sua relação com os movimentos sociais para o próximo período.

______________________________________________________________________________________________________

Texto e foto: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA Sindical

Categorizados em: