XXI CONFASUBRA – PLENÁRIA APROVA MINUTA DO PLANO DE LUTAS

22:08 | 14 de abril de 2012

Com exatos 1.076 delegados oficialmente credenciados para o XXI Confasubra, foi lida a minuta do Plano de Lutas dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Brasileiras, organizada pela Comissão de Sistematização de Teses, que posteriormente foi debatida em plenário.

A sessão teve início no final da manhã de sábado (14), com a Assufrgs apresentando um recurso para que três pessoas escolhidas para representar trabalhadores de duas unidades fora da capital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul fossem credenciadas como delegados.

Houve manifestação contrária do grupo cutista, que afirmou ser a proposta anti-regimental, e defesa feita pela Assurgs. Após votação do plenário, não houve consenso da mesa sobre qual proposição obteve maioria dos votos, sendo necessária a contagem dos mesmos. Ao final, do levantamento, 552 delegados reprovaram a inclusão dos eleitos, e outros 424 delegados votaram a favor do credenciamento, apenas uma pessoa se absteve. 

Em seguida ocorreu a votação global dos pontos consensuados da minuta do Plano de Lutas sistematizada pela
DN Fasubra e membros dos coletivos e grupos que formularam as teses. Para agilizar o processo, foi acordado que apenas os destaques de conteúdo deveriam ser apresentados. Já os de redação deveriam ser levados à mesa pelos delegados, para posterior inclusão no texto.

confminutaplanodelutas1

Assim foram apreciadas propostas sobre Conjuntura Internacional, Nacional, Organização Sindical, Ensino Superior e Plano Nacional de Educação, Negociação Coletiva, Relações de Trabalho, Carreira e Terceirização, Seguridade Social, Saúde do Trabalhador, Papel da Direção Nacional da Fasubra, EBSERH, Aposentados e Previdência, Meio Ambiente, Juventude no Mundo do Trabalho, Raça e Etnia,  Formação e Comunicação Sindical, Mulher Trabalhadora (incluindo Homofobia e LGBT no Brasil); Arte, Cultura e Esporte; Segurança nas Universidades,Universidades Estaduais e, finalizando, Aposentados.

confminutaplanodelutas1

A leitura da minuta foi até as 17h56min, excluindo-se o período destinado a almoço, depois foi aberto espaço para a Comissão Eleitoral dar início aos trabalhos relativos à eleição da futura Direção Nacional da Fasubra e Conselho Fiscal. Em votação foi aprovado o Regimento Eleitoral, com algumas alterações no texto.

Prestação de Contas – Dando seqüência às atividades, o Conselho Fiscal (CF), que já havia distribuído informativo contendo o parecer de aprovação, fez uma breve apresentação do material, juntamente com membros da Coordenação de Administração e Finanças (CAF) da Fasubra, que explicaram como foram utilizados os recursos da categoria.

Ao lado do companheiro de coordenação, Luiz Antônio de Araújo, o outro diretor da CAF, Nonato Uchôa, salientou como avanços a melhoria do
patrimônio, contratação de funcionário, investimento no parque de informática tanto da sede como da Casa da Fasubra, entre outras. “Eu e companheiro Luiz Antônio conseguimos fazer uma gestão exitosa”, afirmou Uchôa.

Após as apresentações, a plenária foi interrompida para jantar dos delegados. Os trabalhos de análise dos destaques à minuta do plano ficaram para ser reiniciado às 21h do sábado (14).

confminutaplanodelutas2

________________________________________________

Texto: Carla Jurumenha – Ascom Fasubra

Categorizados em: