O negro na política

12:57 | 21 de novembro de 2015

Novembro – mês da Consciência Negra

Rememorar para não esquecer a história dos nossos ancestrais negros

 

 

Com uma população 50,7% negra, a representação política no Brasil é na maior parte branca segundo o IBGE

 

Em uma sociedade de raízes negras, a política brasileira é representada em sua maioria por brancos. Este fato chamou a atenção da filósofa e ativista norte-americana Angela Davis, durante o Festival Latinidades 2014: Griôs da Diáspora Negra, em Brasília, na reportagem do portal Pragmatismo Político. “Não posso falar com autoridade no Brasil, mas às vezes não é preciso ser especialista para perceber que alguma coisa está errada em um país cuja maioria é negra e a representação é majoritariamente branca”, disse.

 

Nas eleições de 2014, para os cargos de presidente da república, senador, deputado federal, governador e deputado estadual e distrital, entre 22 mil candidatos, 43,7% eram negros, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), considerado um percentual abaixo da participação de pretos e pardos.

 

A participação dos negros na política encontra resistências assim como em diversos setores da sociedade como, no mercado de trabalho, no acesso à educação superior. Ainda são minoria e mesmo ocupando cargos de prestigio, não estão isentos de sofrer a discriminação, de acordo com Antônio Ozaí da Silva, doutor em Educação pela Universidade da São Paulo em seu artigo: A representação do negro na política brasileira.

 

A luta do cidadão negro é contínua na conquista por seu espaço de direito na sociedade, por igualdade e justiça em um país regido pela democracia. A participação na política é de extrema importância para corrigir os erros do passado, como a omissão por direitos e estabelecer a soberania de um país multifacetado e constituído por diversas raças, o que faz do Brasil uma nação rica e aconchegante aos povos.

 

 

Assessoria de Comunicação

 

Imagem: FreePik

Categorizados em: