Nota pública sobre as condições de trabalho na UFSCar

16:53 | 3 de fevereiro de 2016

“Em defesa de melhores condições de trabalho e segurança para a comunidade interna e externa dessa Universidade”.

A FASUBRA Sindical, em sua luta histórica em defesa de condições dignas de trabalho, por meio deste documento, manifesta total indignação à perseguição sofrida pelo SINTUFSCar na luta pela garantia da saúde e segurança dos trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O fato ocorreu após uma denúncia do sindicato sobre o armazenamento inadequado de resíduos químicos na universidade, e exposição a risco biológico devido à falta de equipamentos de proteção individual (EPI) para trabalhadores técnico-administrativos, estudantes e docentes que utilizam o espaço.

Após várias solicitações de readequação, manutenção, instalação de equipamentos contra incêndio, mecanismos para garantir maior segurança e treinamento adequado aos usuários do setor, a administração superior da UFSCAR veio a público justificar que, não houve possibilidade de tais adequações devido a Greve realizada pelos técnicos administrativos, durante o período de 2015.

Esta justificativa não é viável uma vez que, a segurança dos técnicos administrativos, estudantes e docentes que utilizam o espaço em conjunto com a população que vive ao redor é uma necessidade primária, visto que, qualquer acidente ou contaminação oferece risco de morte eminente. Neste sentido, o movimento de greve não interfere na garantia de segurança para a comunidade universitária, externa e usuários, que deve ser realizada de maneira contínua.

Lembramos ainda que a GREVE é uma das ferramentas que os trabalhadores técnico-administrativos utilizam para garantir seus direitos, condições dignas e seguras de trabalho, em defesa do caráter público, gratuito, estatal e de qualidade das Universidades, e que, portanto, não deve ser criminalizada e utilizada para justificar os diversos problemas existentes nas Instituições de Ensino Superior.

Por fim, a FASUBRA Sindical se soma ao SINTUFSCar na defesa de melhores condições de trabalho e segurança para a comunidade interna e externa dessa Universidade.

FASUBRA Sindical

03 de Fevereiro de 2016