NOTA PÚBLICA DA DIREÇÃO NACIONAL DA FASUBRA SINDICAL SOBRE AS DENÚNCIAS CONTRA A INTERNACIONAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS

12:39 | 5 de outubro de 2012

notaIstoe

A FEDERAÇÃO DE SINDICATOS DE TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL – FASUBRA Sindical, fundada em 19 de dezembro de 1978, é um órgão sindical que congrega sindicatos de trabalhadores em Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) sob quaisquer denominações, em todo o território nacional.

A categoria profissional representada pela Federação, caracterizada genericamente como técnico-administrativos, abrange os trabalhadores e empregados de instituições públicas de ensino superior, sejam estas integrantes da administração indireta, autárquica ou fundacional, além das empresas públicas ou pessoas jurídicas de direito privado contratadas ou fundações apensas conveniadas da administração pública que desenvolvam atividades dentro das IES, cujo desempenho profissional contribua de forma direta ou indireta para a consecução e desenvolvimento dos princípios indissociáveis entre ensino, pesquisa,  extensão e assistência do órgão público de ensino.

Vem a público manifestar seu desacordo com a matéria da Revista “Isto È” publicada no último final de semana, Edição de Numero Nº 2238, 28/09/2012, por se tratar de declarações incongruentes com o que atestamos a respeito da Internacional de Serviços Publico – ISP e declaramos que não compartilhamos das criticas estampadas nas folhas dessa revista semanal.

A ISP é uma entidade sindical internacional, fundada em 1907 e que representa 20 milhões de trabalhadores do setor público em mais de 150 países. Reconhecida pela ONU e pela OIT, com atuação nos cinco continentes, por isto nos filiamos a essa entidade, filiação reafirmada por ocasião da realização do XX CONFASUBRA e no XXI CONFASUBRA, o que não seria proposto pela direção à base da Federação, caso se evidenciasse o cenário de denúncias cogitado pela revista.

A verdade é que a matéria não condiz com a realidade na abordagem sobre o papel, sobre a questão da arrecadação e sobre a prestação de contas, mas que numa nítida expressão busca apenas ferir a integridade de uma das dirigentes da ISP no Brasil, e para tal não mediram esforços, e acabaram assim manchando a imagem de uma entidade reconhecida internacionalmente por auxiliar na qualificação e capacitação de dirigentes na América e no mundo contra os ataques do Capital, a FASUBRA Sindical, na condição de entidade recém filiada, está ainda em fase de estudos para entender como se organizar no sentido de promover intercambio com as  outras entidades filiadas à ISP, entidade com experiência de mais de 100 anos de existência.

A bem da verdade, a FASUBRA Sindical informa que o dirigente citado concedeu a entrevista por conta de um artigo que o mesmo havia escrito com a sua opinião sobre a ISP, não tendo, portanto, nenhuma autorização desta direção para fazer declaração como a externada, tendo em vista que se encontra licenciado do cargo para exercer direito legítimo de concorrer ao pleito eleitoral em seu município, conforme o mesmo declarou diversas vezes durante a entrevista, deixando claro que não podia falar em nome da entidade.

Diante do exposto, a FASUBRA Sindical vem a público declarar não conhecer nada que desabone a conduta política da entidade ISP, ao mesmo tempo em que faz votos que ela continue trabalhando trilhando sua trajetória na busca efetiva e contínua para a organização dos trabalhadores públicos no mundo e também a denunciar as mazelas das quais são vítimas trabalhadores dos serviços públicos no Brasil e no Mundo. Agradecemos pela ajuda na estruturação da CONTUA, entidade esta que se destaca como a maior Confederação de Universidades Públicas das Américas e do Caribe e tem orgulho de ter ajudado a construir e dirigir, e sem a ajuda da ISP isto não seria possível.

Que as denúncias sérias, feitas pela revista sejam apuradas e comprovadas, e que, em caso contrário, a revista deve ser punida severamente para que possamos ter um país democrático e uma imprensa séria e responsável e comprometida com a verdade, para levar à sociedade notícias sem indução de projetos políticos.

A Direção da FASUBRA Sindical se sente na obrigação de publicar esta declaração para sua base e toda sociedade, pois estamos filiadas a ISP e para nós não existe nada que desabone sua conduta ética no trato das relações intersindicais.

Direção Nacional da FASUBRA Sindical

 

Abaixo nota Oficial da ISP – Brasil e Nota do Secretario Geral da ISP

 

SOBRE A MATÉRIA DA REVISTA ISTOÉ ACERCA DA ISP – INTERNACIONAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS

 

A matéria publicada pela revista Istoé sobre a Internacional de Serviços Públicos ISP Brasil é carregada de inverdades e insinuações de grande leviandade. A ISP é uma entidade Sindical internacional, fundada em 1907 e que representa 20 milhões de trabalhadores do setor público em mais de 150 países. É uma entidade internacional, com presença nos cinco continentes, reconhecida pela ONU e pela OIT pela seriedade com que representa seus milhões de filiados.

 No Brasil iniciou suas atividades em 2001, quando sindicatos e confederações sindicais brasileiras começaram a ela se filiar, chegando  um total de 26 entidades, cujas anuidades , em 2011, perfazem um montante de R$367.454,00. Muito longe dos 7 milhões de reais anuais descritos na referida “reportagem”. Além disso, a ISP não recebe recursos oriundos da contribuição Sindical obrigatória por lei no Brasil. Anualmente, presta contas às suas filiadas, e passa por Auditoria Externa independente  nacional e internacional.

A intervenção junto à OIT se dá através da ISP mundial, que tem o status consultivo  no ECOSOC – Conselho Economico Mundial da ONU –  conforme informação em página da ONU.

O publicado pela dita revista, é – tão somente – lamentável e mentiroso.Tamanho  despropósito é  evidente má-fé.

 

São Paulo , 29 de setembro de 2012.

Monica Valente
Secretária Sub Regional da ISP Brasil

 

Declaração da sede mundial da ISP

A Internacional dos Serviços Públicos, como uma das federações sindicais internacionais, solicita uma imediata retratação e pedido de desculpas pela reportagem publicada em 29 de Setembro – edição 2238 da revista brasileira Isto É. A ISP está também verificando uma possível ação contra o editor por danos morais.

O Secretário Geral da ISP, Peter Waldorff, comenta: “Ao contrário das inferências feitas pelo artigo na Isto É, a Internacional dos Serviços Públicos nem apoia e tampouco oferece nenhum real para partidos políticos no Brasil ou em qualquer outro dos 150 países onde nossas filiadas estão organizadas. A ISP, contudo, tem compromisso com o diálogo social com todos os governos democraticamente eleitos, em defesa de serviços públicos de qualidade e dos direitos de toda a população trabalhadora”.

Além disso, a ISP destaca que a revista falsamente afirma que a federação recebe 7 milhões de reais por ano em cotas de filiação. Na realidade, a ISP recebe 365.000 reais por ano das filiadas no Brasil – cerca de 5% do que afirma a revista. Os ingressos e gastos da ISP são totalmente auditados e informados aos filiados anualmente. Esses fundos apoiam o escritório e os trabalhos da ISP no Brasil, na defesa de serviços públicos de qualidade que atendam dignamente a toda a população.

Categorizados em: