Nota de repúdio às declarações do presidente da República sobre o pai do presidente da OAB

14:03 | 2 de agosto de 2019

A FASUBRA SINDICAL, por sua direção e sua Assessoria Jurídica Nacional – ANJ, vem a público prestar solidariedade ao advogado Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), diante das despropositadas e ofensivas declarações do presidente da República, no dia 29 de julho, sobre o desaparecimento de Fernando Santa Cruz de Oliveira, pai do presidente da OAB, opositor do regime militar e que foi morto pelo Estado brasileiro.

A ordem democrática, fundada no respeito aos direitos fundamentais dos brasileiros e brasileiras, inclusive em relação aos seus entes falecidos, não é compatível com declaração tão abjeta e desumana do chefe do Poder Executivo Federal, que zomba da memória e dos sentimentos daqueles que até hoje não conseguiram cicatrizar as feridas por desaparecidos em regimes ditatoriais.

Trata-se de agressão inominável a todas as famílias que foram duramente atacadas pela ditadura militar. A FASUBRA SINDICAL, que tem como um dos seus objetivos a luta pela defesa das liberdades individuais e coletivas, pelo respeito à justiça social, pelos direitos fundamentais de homens, mulheres e crianças e pelo fim de toda e qualquer forma de opressão, exploração e discriminação, registra seu apoio para enfrentar tamanha iniquidade e buscará os meios jurídicos e políticos para reparação dessa ofensa.

Direção Nacional FASUBRA Sindical