NOTA DE APOIO DA FASUBRA SINDICAL À LUTA EM DEFESA DA UEMG

20:07 | 18 de junho de 2025

A FASUBRA Sindical manifesta seu total e irrestrito apoio às mobilizações em defesa da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), diante do violento processo de desmonte promovido pelo governo ultraliberal, autoritário e privatista de Romeu Zema, governador de Minas Gerais.

Sem qualquer diálogo com a comunidade acadêmica, o governo de Minas encaminhou à Assembleia Legislativa dois projetos de lei (PLs 3.733/2025 e 3.738/2025) que colocam em risco a existência da UEMG. Amparado em sua adesão ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), o PL 3.738/2025 propõe uma suposta federalização da universidade, sem, no entanto, apresentar garantias legais ou qualquer dispositivo que assegure a incorporação das servidoras e dos servidores estaduais ao quadro da União. Trata-se de uma proposta inconstitucional e sem base jurídica, como denuncia a Associação Docente da UEMG (ADUEMG).

Mais grave ainda é o PL 3.733/2025, que autoriza o Estado a vender imóveis da UEMG com até 45% de desconto à iniciativa privada, demonstrando de forma explícita o caráter privatista do atual governo. Essa medida escancara o verdadeiro objetivo: a mercantilização da educação pública e o enfraquecimento deliberado de uma instituição estratégica para o desenvolvimento regional.
A UEMG está presente em 19 municípios mineiros — 18 deles no interior — atendendo mais de 22 mil estudantes, com cerca de 1.700 docentes e 600 técnicos e analistas administrativos, em 141 cursos de graduação e 37 de pós-graduação. Seu papel social, científico e formador é indispensável para o Estado de Minas Gerais e para o país.

Diante disso, a FASUBRA se soma à luta da comunidade acadêmica, das entidades sindicais e da sociedade civil em defesa da UEMG pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Estamos à disposição para somar forças contra o desmonte do ensino superior público estadual em Minas Gerais. Defender a UEMG é defender a educação pública, os direitos sociais e o futuro do povo mineiro.

FASUBRA SINDICAL
Brasília, 18 de junho de 2025.

Categorizados em: