NOTA DA FASUBRA SOBRE O INCÊNDIO NO MUSEU NACIONAL DO RJ

15:08 | 3 de setembro de 2018

A FASUBRA recebeu com muito pesar a notícia da tragédia ocorrida no Museu Histórico Nacional, na noite do último domingo (02.09.2018). O Museu Nacional do Rio de Janeiro, um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas com mais de 20 milhões de itens históricos, uma instituição científica que completou 200 anos em junho deste ano. O palácio do museu nacional serviu de residência da família real portuguesa, foi sede da primeira assembleia constituinte republicana de 1889, sofreu uma grave tragédia neste domingo com um incêndio sem controle que causou uma destruição de imensas proporções.

A Federação lamenta que o acervo histórico existente no museu há muito tempo mantido com grandes dificuldades devido à falta recursos financeiros para conservação e preservação do prédio e seu conteúdo, inclusive com diminuição progressiva das exposições, ou seja, limitação do acesso público àquele patrimônio. O incêndio no museu nacional, foi uma tragédia anunciada, pois diversas entidades já haviam denunciado a situação em que se encontrava o acervo, tendo sido sistematicamente ignoradas pelo governo golpista, que se negou a tomar as providências necessárias para a restauração e conservação do prédio e daquele importante patrimônio histórico. Na contramão da preservação do museu e proteção dos registros da nossa história, o governo Temer vem, progressivamente, cortando recursos do serviço público em cumprimento à EC 95.

A FASUBRA repudia a política econômica e o descaso do governo federal, a burocracia que engessa as gestões com poucos recursos para manter o patrimônio das Universidades, que retira verba do serviço público, sucateia as universidades, levando-as propositalmente ao caos para justificar a implementação da proposta privatista do FMI.

 

A FASUBRA se solidariza com a comunidade acadêmica da UFRJ, técnicos, estudantes e docentes, vítimas dessa tragédia anunciada, uma catástrofe para a memória do nosso país e do continente Americano, não são somente duzentos anos de uma instituição, mas duzentos anos de brasileiros e estrangeiros que dedicaram suas vidas a pesquisar e preservar a história e a cultura, uma perda irreversível.

A FASUBRA chama as entidades de base do Rio de Janeiro a se juntarem a comunidade acadêmica da UFRJ e participarem do ato em defesa do Museu Nacional que ocorre no 03/09, na Cinelândia e orienta às demais entidades que encaminhem moções de solidariedade à Comunidade Acadêmica da UFRJ.

FASUBRA

Categorizados em: