NA TENTATIVA DE ADERIR À EBSERH A QUALQUER CUSTO, REITORIA ROMPE DIÁLOGO E PARTE PARA AGRESSÃO FÍSICA

13:27 | 5 de novembro de 2012

ebserhagressao

Na ultima quarta-feira (31) seria realizada uma reunião do Conselho Universitário da UFRN, onde a pauta contemplava uma votação sobre a adesão da universidade à Empresa Brasileira de serviços Hospitalares (EBSERH). 

A direção nacional da FASUBRA juntamente com o SINTEST/RN organizaram todo o processo de mobilização para reforçar sua posição contrária à EBSERH. O movimento contou, também, com o apoio das delegações de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. 

Segundo representantes da Federação, a orientação por parte da reitoria era colocar a questão da EBSERH com caráter de urgência. “A tentativa era de ignorar o plebiscito proposto pelo movimento e aprovar a adesão a EBSERH em um conselho universitário onde 70% é de docentes que, em sua maioria, estão intimamente ligados a administração superior com cargos e funções de confiança. Tratava-se de uma tarefa fácil para a reitoria aprovar a adesão à EBSERH”, explicou a representação da FASUBRA.  

Entretanto, a Federação e sua base se fez presente e impediu os planos da reitoria. Mobilizados com palavras de ordem, faixas e buzinas, os representantes da categoria propuseram em um primeiro momento um plebiscito. Cantavam em frente ao prédio da reunião: “Democracia não é no grito, pra EBSERH eu quero Plebiscito”.  

A reitoria da universidade negou o direito de consulta à comunidade universitária sobre a adesão ou não do hospital da UFRN à EBSERH. A maioria dos conselheiros votaram contra o plebiscito, por orientação da reitoria. O que demonstrou o total desrespeito em se realizar um debate real e democrático sobre uma decisão que vai afetar a vida de muitos técnico-administrativos e da própria universidade. 

AGRESSÃO FÍSICA
Com a reunião impedida, no seguinte, a reitoria fez uma nova convocação do conselho universitário, a qual feria os prazos estabelecidos no estatuto. As delegações se reuniram mais uma vez para questionar a continuidade do processo. “Um piquete foi formado em frente ao auditório, onde explicávamos que ninguém iria entrar, pois estávamos aguardando a reitora para questionarmos a irregularidade da convocação. O pró-reitor de administração João Batista rompeu o dialogo com o movimento, começou o “empurra empurra” e surpreendentemente João Batista agrediu, com um soco, o rosto do técnico-administrativo Sandro Pimentel”, relatou Gibran Ramos. 

Centenas de estudantes se juntaram em apoio ao técnico-administrativos. Alunos, professores e trabalhadores ficaram indignados com a situação. A reunião do conselho universitário foi cancelada. A maioria dos conselheiros foi embora. Uma passeata pelo CAMPUS denunciou a agressão e a tentativa de aprovar a EBSERH a qualquer custo. 

O ato teve ampla participação da comunidade universitária e grande cobertura da mídia local. Encerrando as atividades no final da manhã, a FASUBRA recebeu uma informação não oficial que a reitoria iria realizar uma votação virtual entre os conselheiros sobre a EBSERH.

 

Por João Camilo      
Jornalista

Categorizados em: