MOÇÃO DE APOIO DA FASUBRA SINDICAL À LUTA DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA UERJ

13:34 | 13 de janeiro de 2017

 

aluna-teve-matricula-cancelada-na-uerj-por-suspeita-de-fraude-2

Nós, trabalhadores e trabalhadoras Técnico-Administrativos em Educação das  Instituições Federais de Ensino de todo o país, representados pela FASUBRA Sindical, vimos nos manifestar publicamente em favor da luta dos Técnico-Administrativos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e dos demais segmentos dessa Instituição, em estado de greve contra o desmonte da universidade.
 
A UERJ, a 5ª melhor Universidade do Brasil e a 11ª da América Latina, está passando por momentos dramáticos e enfrentando uma crise profunda e sem precedentes na sua história, decorrentes do seu abandono e sucateamento pelo governo do estado do Rio de Janeiro. Submetida a condições inaceitáveis, a UERJ encontra-se paralisada.
 
Seu corpo de trabalhadores está há meses com os seus salários atrasados; seu funcionamento está totalmente comprometido em função da ausência de pagamento da verba de custeio; suas atribuições em ensino, pesquisa e extensão esvaziadas por não ter quaisquer condições de se manter.
 
Uma universidade com 64 anos de existência; 33 cursos de graduação; 54 de mestrado; 42 de doutorado; 142 de especialização; 623 projetos de extensão, intercâmbios e parcerias internacionais; dois centros médicos de atendimento e pesquisa (Hospital Universitário Pedro Ernesto e Policlínica Piquet Carneiro); 2.977 docentes; 4.519 trabalhadores técnico-administrativos e 32.220 estudantes, não pode ser tratada com tamanho descaso por parte do poder público!
 
A sociedade brasileira precisa se manifestar em favor da UERJ e exigir que os responsáveis apresentem soluções emergenciais e urgentes para salvar a UERJ. É inaceitável que uma instituição deste porte, reconhecida nacional e internacionalmente, que tantas contribuições trouxe e traz à educação brasileira seja  abandonada para morrer à míngua. Mais que um patrimônio do povo carioca, a UERJ pertence ao povo deste país!
 
Todo apoio à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da UERJ e aos movimentos da sua comunidade que visam defendê-la e recuperá-la! Em defesa da educação pública!
 
Orientamos as Entidades de Base a realizarem presão sobre a ALERJ no sentido de derrubar o pacote do Governo de Estado, segue no link o Oficio LINK
 
DIREÇÃO NACIONAL DA FASUBRA SINDICAL

Categorizados em: