Moção de apoio à prática do jornalismo sindical

11:27 | 17 de novembro de 2016

 

 

Nós, coordenadores de imprensa, jornalistas e profissionais da comunicação dos sindicatos ligados à Federação de Sindicatos de Técnicos-Administrativos das Universidades Federais (Fasubra), reunidos no 3º Encontro Nacional de Comunicação da Fasubra, realizado em Brasília, entre os dias 20 e 22 de outubro de 2016, manifestamos nossa preocupação diante do delicado momento político vivido pelo país, acreditando ser ainda mais necessário se pronunciar em defesa do exercício da prática do jornalismo.

 

Expomos com indignação a intimação submetida ao jornalista do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco – Seção UFPE ( Sintufepe-UFPE), André Justino de Oliveira, que está sendo investigado pela Policia Federal, por ter acompanhado profissionalmente, em 2013, o processo de implantação da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) no Hospital das Clínicas de Pernambuco. Por ocasião da adesão, a Reitoria da UFPE foi ocupada por estudantes e o profissional, no exercício de sua função, acompanhou a rotina da ocupação. Devido a sua atuação como jornalista, foi responsabilizado, injustamente, pelas consequências da ocupação e apontado, de maneira arbitrária e equivocada, como sendo uma das lideranças da ocupação. A ocupação chegou à esfera da Policial Federal através de denúncia realizada pela Reitoria da UFPE.

 

O jornalista recentemente, depois de consumado o processo do golpe sobre a democracia, que destituiu uma presidente legitimamente eleita e que levou ao novo, porém, ilegítimo governo Michel Temer, foi intimado a “prestar esclarecimentos de interesse da justiça”, na sede da Polícia Federal em Pernambuco no último dia 5 de outubro.

 

Entendemos que o profissional estava, no momento da ocupação, no exercício pleno de sua função profissional, atuando enquanto jornalista do Sintufepe-UFPE, que a todo momento manifestou solidariedade à ocupação. Assim, em defesa da boa prática jornalística, que requer apuração in loco da realidade, ainda mais, em defesa da profissionalização e reconhecimento do jornalismo sindical, manifestamos solidariedade ao jornalista André Justino e apoio a prática de um jornalismo livre de controle, vigilância, monitoramento, perseguição e censura.

 

22 de outubro de 2016

 

3º Encontro Nacional de Comunicação da FASUBRA Sindical

 

 

Categorizados em: