Ministro da Saúde é recebido com vaias na abertura da 16ª Conferência Nacional de Saúde
Coordenadores da FASUBRA Sindical participaram na noite deste domingo (4/8) da cerimônia de abertura da 16ª Conferência Nacional de Saúde, um dos maiores eventos de participação social no Brasil. O evento que vai até quarta-feira (7/8), reúne cerca de 5 mil conferencistas de todo o país, tem o objetivo de debater a saúde pública como direito de todos e a democracia brasileira, além de melhoria das políticas públicas desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e contra os retrocessos no setor.
Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a conferência ocorre no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, e tem como tema principal “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos: Saúde como direito, consolidação dos princípios dos Sistema Único de Saúde (SUS) e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi recebido com vaias e, durante o seu pronunciamento, os conferencistas ficaram de costas e entoaram palavras de ondem como “direito garantido não se compra e não se vende” e “a nossa luta é todo dia porque saúde não é mercadoria”. O diretor do Departamento de Articulação Interfederativa da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde, Allan Garcês, também foi muito vaiado durante seu discurso, ocasião em que afirmou “o Lula está preso, mas o choro é livre”.
Participam do encontro técnico-administrativos(as) da base da FASUBRA Sindical, coordenadores da Federação, representantes de movimentos sociais, entidades sindicais, conselheiros de saúde, usuários, trabalhadores e gestores do SUS, entre outros. O encontro vai definir as diretrizes de políticas públicas para o Plano Plurianual 2020-2023 e para o Plano Nacional de Saúde.
Neste domingo, uma das mesas de debate foi a “Saúde como direito” e contou com os palestrantes Emerson Elias Merhy – Professor titular de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Josefa da Guia – Líder da comunidade quilombola da Serra da Guia – Poço Redondo (SE); e a líder da minoria na Câmara, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
A 16ª Conferência (8ª+8 = 16) – referencia-se na 8ª Conferência, realizada logo após a redemocratização e cujo resultado gerou as bases para a seção “da saúde” na Constituição Federal de 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde – SUS), o que consolidou a Saúde como direito de todos(as) e como dever do Estado.
Ato Nacional Unificado “Saúde, Democracia e Direitos Sociais”
No Dia Nacional da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (5/8), os participantes da 16ª Conferência Nacional de Saúde, entre eles representantes da FASUBRA, vão realizar o Ato Nacional Unificado “Saúde, Democracia e Direitos Sociais”, a partir das 17h, no Museu Nacional Honestino Guimarães, para manifestar contra os retrocessos na saúde pública brasileira e também em repúdio à votação do 2º turno da PEC 6/19 na Câmara dos Deputados, prevista para esta terça-feira (6/8).
Confira a programação do evento.
Categorizados em: Geral