MÍDIA E VIVÊNCIAS DIGITAIS

11:15 | 7 de novembro de 2011

Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras

Fundada em 19 de dezembro de 1978


Clique aqui e faça download da ficha de inscrição, preencha e envie para o e-mail:
midiassociais@fasubra.org.br

 

Apresentação: Considerando o ascenso e o poder das mídias sociais em todo o mundo, a FASUBRA Sindical promove curso de curta duração com vistas a preparar as entidades de base para campanhas de denúncias ou de apoio relacionados às demandas que forem surgindo na rotina política e quotidiana da classe trabalhadora.

Como parte desse processo, esse curso se propõe a criar núcleo digital, capacitando os membros da FASUBRA e entidades de base para a formação e manutenção de recursos relacionados à esfera pública digital.

Numa primeira etapa são criados os ambientes necessários ao reforço e à manutenção da identidade digital, bem como as diretrizes para a repercussão e as métricas geradas pelas ações da organização sindical.

Após o curso, haverá capacitação no prazo de trinta dias, à distância, dos agentes para uso e posterior manutenção do núcleo de comunicação digital organizacional. Este núcleo se baseará na captação, apresentação e disseminação dos temas relacionados à metas e interesses da FASUBRA e entidades de base.

A capacitação se divide em duas etapas e reforça o uso do audiovisual, texto e áudio como reforço para a expressão pessoal. Serão trabalhadas posturas e discursos para a construção de imagem pessoal e/ou institucional. Ajuda na expressão e na preparação para entrevistas, videoconferências e seminários digitais.

Como incorporar ao cotidiano a mídia digital e suas diversas plataformas de convivência pessoal e movimentos sociais?

Durante o curso serão abordadas as técnicas, os usos e possíveis aplicações dos novos meios e redes sociais às mobilizações relacionadas às entidades sindicais. Todos os participantes preparam material de mídia próprio.

Módulo I – Dia 20/11/11(domingo)

09h00 às 09h30: Mesa de abertura (Coordenação Geral e de Formação e Comunicação Sindical)

09h30 às 11h30: Narrativas Pessoais e Profissionais – O poder de uma história bem contada. Recursos e técnicas de construção de discurso e relação com o público.

11h30 às 13h00: Media Trainning – como se preparar para entrevistas e captar a atenção do público.

Prática: Projeção da imagem pessoal, recursos e técnicas.

14h30 às 17h00: Atividades extras – cada participante escolhe se vai preparar um texto, um áudio ou um vídeo. As atividades podem ser individuais ou feitas em grupo.

Módulo II – Dia 21/11/11(segunda-feira)

08h00 às 09h00: Mídias Sociais, o que são e as melhores práticas para difundir ou encontrar informação nos múltiplos recantos da internet. Alguns recursos para se apropriar ou ganhar visibilidade nos novos espaços de convivência e movimentação de bens e serviços: a esfera pública digital.

Novas nuances entre público e privado: o que muda na construção e na manutenção de imagem pessoal ou institucional.

09h00 às 09h15: Parada para o café

09h15 a 12h30: Os estilos e tempos de cada um dos meios de comunicação: como se comunicar bem no rádio, na TV, em jornais, revistas ou no Facebook, no Twitter e no Linkedin. Estudo de casos.

Transparência, criatividade, audiência, visibilidade e mobilização na era da informação aberta.

Cultura de colaboração: novas formas de convivência, articulação e construção de conhecimento.

As mídias sociais e suas relações com:

Transmedia storytelling

Comunicação cidadã

Jornalismo de dados

Responsabilidade social

Conhecimento aberto

12h30 às 14h30: Almoço

14h30 às 17h00: Avaliação do curso, espaço para perguntas e/ou revisão das práticas elaboradas.

17h: Encerramento do Curso com entrega de certificados.

ORIENTAÇÕES GERAIS AOS PARTICIPANTES

Material de apoio:

Câmeras de vídeo para a cobertura e uso dos participantes. Sinal wireless aberto. Esse item é de responsabilidade da FASUBRA, mas os participantes devem se esforçar para portar câmeras também.

Premissas:

Antes de começar, cada participante precisa criar contas pessoais em serviços grátis que serão usados durante a apresentação: twitter.com, facebook.com, Linkedin, youtube. Quem chegar sem essas contas criadas, ficará prejudicado (a).

Também é importante que cada participante tenha acesso ou instalados os aplicativos desses serviços acima em seus smartphones.

Cada participante deve portar um computador pessoal e celular que serão usados como material pedagógico. Quanto mais aparelhos for possível levar, melhor a produção final e a qualidade do curso.

Certificado: Cada participante receberá certificado ao final do curso.

Público alvo: Dirigentes das coordenações de comunicação ou imprensa e profissionais de comunicação das entidades sindicais, além dos dirigentes e assessoria de comunicação da FASUBRA Sindical.

Material de apoio: A FASUBRA providenciará câmera de vídeo para a cobertura e uso dos participantes, além de sinal wireless aberto.

Expectativa: Ao final do curso, os participantes estarão prontos para iniciar o núcleo digital de redes sociais na base da FASUBRA, com alcance infinito. Esse núcleo receberá acompanhamento de trinta dias por parte do professor.

A meta é que a FASUBRA construa o maior e mais importante núcleo digital do movimento sindical brasileiro.

INSCRIÇÃO

As inscrições para o curso pod
erão ser feitas impreterivelmente, até o dia 14 de novembro do corrente ano, através do site da FASUBRA Sindical, com preenchimento de formulário a ser disponibilizado. Não haverá inscrição no local do evento.

Observação: Alimentação e hospedagem correrão por conta de cada entidade representada.

SOBRE O PROFESSOR

Profº Dr. César Viana é jornalista e doutor em comunicação audiovisual e publicidade pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, e professor da Facomb/UFG. Autor de Redes Sociales y modelos de agencias ciudadanas de comunicación” e La Comunicación para la educación en los entornos virtuales: la experiencia de ‘Pequenas empresas, grandes negocios’”. É consultor e professor da pós-graduação em telejornalismo da Faculdade Estácio de Sá (Rio de Janeiro). Já atuou como locutor, repórter, editor e apresentador em programas de TV, documentários e séries como Pequenas Empresas Grandes Negócios, SPTV (Globo), Estação Rural (Canal Futura), Global Local (TVE 2, Espanha), Jacques Cousteau, Planeta Vivo, Vida Selvagem (BBC, Altaya e Planeta) e Enciclopédia do Patrimônio da Humanidade (Unesco, Deutsche Welle).

Coordenou a criação editorial e os fluxos de conteúdos em projetos web como Globo.com/pegn, Softonic.com, Mercantil.com e Sebrae/SP.

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