Marcha das Margaridas – FASUBRA presente na luta contra todas as formas de opressão

11:04 | 10 de agosto de 2015

 

” Somos todos Margaridas”

Por Luciana Castro

Este ano acontece a 5ª edição da Marcha das Margaridas, com a participação da FASUBRA Sindical com o mote” Somos todos Margaridas. FASUBRA presente na luta contra todas as formas de opressão”. O evento previsto para o dia 12 de agosto, conta com a participação de trabalhadores de todo país.

Os movimentos sociais em causa legítima buscam a melhoria de vida da população, inclusive dos menos favorecidos. A Marcha das Margaridas surge então a partir da necessidade de luta pela terra e pela igualdade de gênero. A realidade das mulheres brasileiras diante do cenário contemporâneo, na teoria, visa a inclusão e igualdade da mulher nos espaços sociais. Mas na prática, as mulheres se deparam com inúmeras dificuldades, inclusive no que tange a decisões políticas.

A FASUBRA Sindical em seu histórico de lutas carrega a bandeira contra todas as formas de opressão como: o machismo, racismo e homofobia. Afirma que a unidade na diversidade deve ser constituída por meio da atuação nos espaços sociais e sindicais com diálogo, troca de informações e educação sobre inclusão, tolerância e respeito à diversidade.

 

História

Margarida Maria Alves, trabalhadora rural, caçula entre nove filhos nasceu em cinco de agosto de 1933, em Alagoa Grande – PB. Como líder sindical combateu o não cumprimento de leis trabalhistas, na época da ditadura militar, tornando-se alvo de ameaças dos proprietários de usinas de cana de açúcar da região. Margarida foi cruelmente assassinada em 12 de agosto de 1983 com um tiro no rosto por um matador de aluguel, alvejada diante de sua família. A partir de sua morte, Margarida é homenageada todos os anos em Alagoa Grande, lembrada como ícone na luta pela igualdade de gênero dos trabalhadores rurais.  

Categorizados em: