LGBTI: Sessão Solene da Câmara comemora 50 anos do Levante de Stonewall

17:16 | 24 de junho de 2019

No próximo dia 28 (sexta-feira) comemora-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTI (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersexo), data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia e transfobia, além de celebrar o amor e a igualdade entre todos os gêneros.

Nesta segunda-feira (24), sessão solene do plenário da Câmara dos Deputados comemorou os 50 anos do Levante de Stonewall. O evento histórico lembra uma série de manifestações de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York, que aconteceu em 1969 em bares frequentados por homossexuais. Em homenagem a data, o Congresso Nacional será iluminado pela primeira vez com as cores do arco-íris a partir desta segunda à noite.

O evento foi uma iniciativa dos deputados Erika Kokay (PT-DF) e David Miranda (PSOL-RJ), entre outros, e contou com a presença da cantora Daniela Mercury, da esposa de Marielle Franco, Mônica Benício, de Jane Castro – trans, cantora e criadora da primeira marcha gay do RJ, que foram homenageadas na ocasião, e representantes do movimento LGBT. Coordenadores da FASUBRA Sindical participaram da sessão. Lurian Cordeiro Lula da Silva também estava presente e recebeu homenagem por seu pai.

Categorizados em: