III Encontro de aposentados no Maranhão

19:53 | 29 de janeiro de 2016


 

O Sintema – Gestão Unidade & Trabalho, realizou, durante a quinta-feira, 28, a terceira edição do Encontro de Aposentados. O evento ocorreu no auditório do Centro Tecnológico CCET/UFMA, cidade Universitária, e contou com uma deliciosa recepção com café da manhã para os convidados. A mesa de abertura foi composta pelo presidente Mariano Azevedo e o diretor de aposentados, Miguel Barbosa, acompanhados do diretor do CCET e representante da reitora, prof. Ridvan Fernandes.

Com foco na qualidade da saúde na terceira idade, a mesa de debates composta pelo médico cardiologista, Wagner Cortez e a enfermeira e gerontologista da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Vânia Cantanhede, marcou o início do encontro, apresentando como abordagens: o risco do acidente cardiovascular na terceira idade e o envelhecimento saudável.

Conforme alerta o cardiologista Cortez, cerca de 40% das mortes em idosos ocorre em decorrência de doenças do coração. “O envelhecimento é um dos principais fatores de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares. E isto não podemos impedir, ou seja, não é um fator modificável. Mas existem atitudes preventivas que hoje, podem interferir no amanhã”, destaca.

Alimentação balanceada; atividades físicas, visitas regulares ao médico, são algumas das atitudes apontadas pelo especialista, que fazem a diferença na qualidade de vida e no processo saudável do envelhecimento.

Ainda, sob a mesma perspectiva, a gerontóloga Vânia, reforça que a terceira idade é uma nova fase em que é possível ter saúde e levar uma vida normal, desde que as limitações sejam compreendidas e respeitadas. “O idoso pode ser hipertenso, diabético, possuir outras doenças e, ainda assim, ser saudável. Isso acontece quando essas enfermidades estão sendo devidamente controladas”, esclarece.

Durante a apresentação das temáticas, os aposentados tiveram o espaço para tirar suas dúvidas com os especialistas.

Para encerrar o cronograma da manhã, o assessor jurídico do Sintema, advogado Guilherme Zagallo, ministrou palestra sobre as Demandas Jurídicas Atuais e os Direitos dos Aposentados. Dentre os principais enunciados jurídicos, o advogado destaca que o segundo processo coletivo dos 28 por cento que beneficia 721 associados está em fase de apresentação dos cálculos. “A nossa expectativa é que nos próximos 60 dias haja conclusão e apresentação dos cálculos à Justiça”, reforçou.

Em relação ao processo dos 3,17%, o assessor jurídico explicou que possivelmente haverá uma apelação da universidade. “Estamos trabalhando para avançar nestes processos e logo, conquistar os interesses da categoria”, disse.

O advogado Glaydson Rodrigues, também participou da mesa de debate jurídico, contribuindo com o tema.

CONSOLIDAÇÃO – A terceira edição do Encontro de Aposentados consolida mais uma vez o sucesso dos anos anteriores. “A gestão Unidade & Trabalho está sempre em busca de efetivar ações voltadas para a valorização dos nossos associados aposentados”, pontuou o presidente.

“O encontro mais uma vez foi excelente. Os aposentados compareceram e interagiram com os temas abordados. A avaliação positiva é mais um resultado de um árduo trabalho da gestão em prol da categoria aposentada”, expôs Miguel.

Este ano, o evento homenageou o associado aposentado e ex-dirigente sindical, Marcos Macedo Amaral, falecido em 28 de janeiro de 2012. Na ocasião, a viúva, Maria Eunildes Ferreira Amaral, participou e agradeceu a homenagem. “É uma enorme satisfação, saber que ele, ainda, está vivo na memória dos companheiros. O Sintema era a vida dele. E hoje, completando exatamente quatro anos do falecimento, percebo, o grande carinho que o sindicato ainda mantém, disse.

Durante a noite, foi celebrada uma missa em memória do ex-dirigente sindical na Igreja de São Pantaleão.

Texto e imagem: Márcio Rodrigo – jornalista do Sintema

 

Categorizados em: