Homenagem ao Dia 25 de julho pelo dia Internacional da Mulher!

13:45 | 23 de julho de 2010

Dia Internacional da Mulher Negra Latino- Americana e Caribenha.

A Coordenação da Mulher Trabalhadora da FASUBRA e toda a Direção Nacional vêm prestar homenagem a comemoração do dia Internacional da “Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha” no próximo dia 25 de julho.

Este dia 25 de julho vêm representar para a “Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha” um marco na luta pelo enfrentamento a opressão de gênero e étnico-racial.

Os dados dos institutos de pesquisa brasileiros apontam que no mercado de trabalho, onde as mulheres sofrem desigualdades de remuneração, entre essas especialmente as mulheres negras.

Mesmo quando as mulheres negras têm melhor escolaridade que os homens negros, elas são mais suscetíveis ao desemprego e ao trabalho vulnerável, ou seja, sem proteção e amparo.

As práticas discriminatórias são indicadas como um dos fatores que explicam o porquê da maior escolaridade não se traduzir, necessariamente, em melhor ocupação, apontam também o porquê das mulheres negras serem maioria entre as que ocupam postos de serviço doméstico remunerado.

O Estatuto da igualdade Racial representa um marco na luta do povo negro deste país bem como de outras minorias étnico–raciais. Reconhecendo inclusive as desigualdades existentes no Brasil, até mesmo entre homens negros e mulheres negras. 

Devemos agora, concentrar forças na luta pela aprovação do PLC- 180/ 2008 que estabelece Cotas raciais e sociais, bandeira de luta do povo negro e encampada pela FASUBRA.

Vamos lutar com todas as forças para que a realidade das mulheres seja de fato modificada, seus direitos realmente garantidos e as desigualdades superadas.

Nossos desafios em busca da igualdade  são imensos, porém ainda maior é a nossa coragem para enfrenta-los.

A Coordenação da Mulher Trabalhadora da FASUBRA orienta as entidades de base em consonancia a atividade do dia 22 de julho faça o inicio das discussões e organização nos GT’s locais o debate sobre o tema “Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”.

Direção Nacional da FASUBRA

Categorizados em: