GT Nacional de Raça e Etnia é nesta sexta-feira (20/1)

, , , 14:53 | 18 de janeiro de 2023

A Direção Nacional (DN) da FASUBRA Sindical, por meio da Coordenação de Raça e Etnia, promove na próxima sexta-feira (20/1), o Grupo de Trabalho – GT Nacional, às 15h, por meio da plataforma Teams. O GT vai debater, entre outras pautas, a realização do Encontro de Negras e Negros na primeira quinzena de fevereiro.

Em menos de um mês de governo, o presidente Lula deu um grande passo na luta pelos direitos da população negra e equiparou o crime de injúria racial ao de racismo, que tem pena maior, é inafiançável e imprescritível. A Lei 14.532/2023 foi sancionada pelo presidente na cerimônia histórica de posse da ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, e da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

A partir de agora, o crime de injúria, que é direcionado ao indivíduo e compreendido como a ofensa da honra de uma pessoa por conta de sua raça, cor, etnia, religião ou origem, passa de um a três anos, mais multa, para detenção de dois a cinco anos. A medida é uma reação à triste realidade do Brasil, que ainda é extremamente racista.

Em uma solenidade emocionante, Anielle Franco lembrou sua irmã, a ex-vereadora Marielle Franco, brutalmente assassinada em 2018 e destacou que não se pode ignorar o fato de que “a raça e a etnia são determinantes para a desigualdade de oportunidades no Brasil em todos os âmbitos da vida”.

A FASUBRA Sindical é protagonista no combate à discriminação racial e, diante dos últimos acontecimentos, a Coordenação de Raça e Etnia decidiu realizar o GT Nacional para celebrar este progresso, definir as próximas lutas da categoria e mobilizar as técnica-administrativas e os técnico-administrativos para um grande encontro em fevereiro. A Coordenação convida os GTs de Raça e Etnia das entidades de base e, onde não houver, representantes dos Sindicatos a participarem do debate virtual.

A DN solicita que as direções dos Sindicatos enviem os nomes dos participantes para o e-mail: secretaria@fasubra.org.br. Cada entidade pode indicar de três a cinco representantes.

Foto: Divulgação.

Tag: , , , ,

Categorizados em: , , ,