GT DEMOCRATIZAÇÃO INCIA DEBATE SOBRE AUTONOMIA EM OFICINA TEMÁTICA NA SESu/MEC

16:11 | 14 de outubro de 2013

oficinagtdemocratizacaoout20131

A FASUBRA Sindical participou na quinta-feira (11), de oficina do Grupo de Trabalho Democratização, na Secretaria de Ensino Superior do MEC, onde também compareceram representantes do UNE, SINASEFE, CONIF e PROIFES. O objetivo foi dar início ao debate sobre autonomia, composição de colegiados e eleição de dirigentes nas Instituições Federais de Ensino Superior e Institutos Federais.

Abrindo a reunião, o secretário de Ensino Superior do MEC, Paulo Speller, apresentou histórico das reuniões e painéis realizados anteriormente e elogiou a FASUBRA Sindical pela apresentação do Projeto Universidade Cidadã para os Trabalhadores. Sem seguida, foi aberto espaço para que as entidades apresentassem suas considerações que versaram em sua maioria sobre a metodologia das oficinas.

oficinagtdemocratizacaoout20132

Representação da Fasubra Sindical

A representação da FASUBRA Sindical destacou que a ausência de formalização dos projetos pelas outras entidades prejudica o debate, pois é preciso conhecer o conteúdo das propostas para que as entidades possam tecer suas avaliações e encontrar os pontos de consenso.

Fechando sua intervenção, a representação da Federação apontou a necessidade de agilizar as atividades do Grupo de Trabalho, posto que tramitam no Congresso Nacional uma série de Projetos de Lei que tratam da autonomia e que precisam ser acompanhados pelo GT Democratização.

Oficinas

As oficinas temáticas constituem a metodologia, aprovada em reuniões anteriores do GT, que tem por objetivo aprofundar a discussão da autonomia a partir de temas a ela intrínsecos, bem como retirar do ordenamento jurídico os entulhos que prejudicam o avanço da autonomia nas IFES e IFETS.

A meta das entidades que compõem o GT é de que sejam identificados pontos de consenso para apresentar um novo Projeto de Lei sobre autonomia ao Poder Executivo, a quem cabe encaminhar esse tipo de proposta ao Congresso Nacional.

Uma nova oficina do GT Democratização está prevista para o próximo dia 17 de outubro.

Texto: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA

 

Categorizados em: