fstabertura1

Fasubra marca presença na abertura do Fórum Social Temático e no primeiro dia de discussões

20:21 | 25 de janeiro de 2012

Cerca de 10 mil pessoas participaram da abertura do Fórum Mundial Temático em Porto Alegre/RS, na terça-feira (24), incluindo diversas bases da Fasubra Sindical, como o Sintuff, Sintesamd, Sintifub, Assurgs, Aptafurg, Asufsm e Sindifes.

A abertura contou também com a presença de sindicatos, centrais sindicais, organizações de defesa dos direitos humanos, ligadas ao meio ambiente, igualdade de gêneros e racial que não perderam o ânimo mesmo debaixo de um calor de 35 graus, reuniram os milhares de manifestantes no Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre.

A marcha seguiu pela Avenida Borges de Medeiros e terminou na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. No anfiteatro Por-do-Sol uma festa esperava os participantes para comemorar o início do Fórum.

Nesta quarta-feira (25), uma série de atividades marcou o primeiro dia de discussões que envolveram a questão ambiental, realização de oficinas, e principalmente debates sobre gênero, de raça e etnia. Sobre este último tema, foi realizada oficina sobre quilombos no Largo Zumbi dos Palmares, da qual participou a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros.

Para amanhã está sendo esperada a participação da presidenta Dilma Rousseff em uma sessão especial do Fórum Social Temático (FST), mais especificamente no evento Diálogos entre a Sociedade Civil e Governos.

Dilma deve tratar da crise econômica, políticas públicas de combate à pobreza e diretrizes brasileiras para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá em Rio de Janeiro.

O FST se insere no processo do Fórum Social Mundial (FSM), criado na capital gaúcha em 2001, para pensar “um outro mundo possível”. Dilma será a primeira como chefe de Estado a ir ao Fórum, e a sua presença dá continuidade ao histórico de envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve presente em todas as edições no Brasil e em algumas no exterior.

Dilma não participará do Fórum Econômico Mundial, em Davos, que é o contraponto histórico do FSM. Será, porém representada no evento pelos ministros das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.

Além da presidenta, sete ministros devem participar das atividades do FST. Na lista estão os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário; do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes; da Agricultura, Mendes Ribeiro.

Outras celebridades que devem participar do Fórum são o teólogo e autor da teologia da libertação Leonardo Boff, o polêmico criador do Movimento dos Sem terra, João Pedro Stedile, além de vários artistas como Nando Reis, que realiza show hoje a noite na cidade de Canoas.

A expectativa da organização do fórum é de que até o próximo domingo, cerca de30 mil pessoas  participem do fórum que inclui mais de mil atividades em Porto Alegre e em mais três cidades da região metropolitana da capital gaúcha.

____________________________________________________________________________________

Texto: Carla Jurumenha – Ascom Fasubra Sindical

Categorizados em: