FÓRUM SOCIAL MUNDIAL DE PORTO ALEGRE (RS) TERÁ OFICINAS DA FASUBRA SINDICAL

17:01 | 7 de janeiro de 2013

A Fasubra Sindical participará do Fórum Social Temático (FST) de Porto Alegre realizando três oficinas cujos temários abordarão os temas negociação coletiva, Funpresp e privatização do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento ocorrerá de 26 a 30 de janeiro em vários locais da capital gaúcha, onde o FST debaterá os eixos Democracia, Cidades, Desenvolvimento Sustentável e Trabalho Decente.

Como é de conhecimento geral, o fórum reúne em Porto Alegre pessoas provenientes de diversas partes do planeta, celebridades artísticas e políticas interessadas em promover um mundo melhor. A estrutura do evento é formada por atividades autogestionadas e oficinas propostas pelas entidades que acontecem em locais variados e que são fontes de trocas de experiências enriquecedoras para os participantes.

Paralelamente ao evento, ocorrem outros fóruns que já são tradicionais e trazem temário sobre outras demandas sociais, tais como o Fórum Social da Educação, o Fórum Social Mundial da Saúde, o Fórum Social Mídia Livre e o Conexões Globais.

Outro ponto forte do Fórum é a variedade de palestrantes de nacionalidades diferentes que comparecem às atividades, o que proporciona uma visão mais geral das políticas públicas encampadas pelos mais diferentes países do mundo, para resolver problemas comuns a todos, como, por exemplo, a sustentabilidade.

O FSM deste ano é uma atividade que antecede o Fórum Social Mundial 2013, que ocorrerá em Tunis, na Tunísia, de 26 a 30 de março. Até o momento, a organização do FSM da Tunísia, deliberou por 11 eixos a serem discutidos no evento.

São eles: por um aprofundamento radical dos processos revolucionários e da descolonização no Sul e no Norte; por um mundo sem hegemonias ou dominações imperialistas; pela construção de novos universalismos (uma resposta aos processos de mercantilização da vida, do ambiente e preservação dos povos indígenas, nativos, e suas respectivas culturas, identidades, territórios e saberes); por uma sociedade humana fundada sobre os princípios e os valores da dignidade, da diversidade, da justiça e da igualdade entre todos os seres humanos; pela livre circulação de pessoas e permanência de todos e todas nos locais; pela justiça cognitiva (conceito que parte da noção de que a dominação e a exploração não são apenas causadas pelo controle da produção material, mas também pelo controle dos meios de produção do conhecimento); pela construção de processos democráticos de integração e de união entre os povos; por um mundo de paz, onde não exista a guerra como instrumento de dominação econômica, política e cultural; por um mundo democrático, sem discriminação; pela construção de alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo e, finalmente, o futuro do Fórum.

Inscrições: A entidade que quiser se inscrever para o Fórum Social Temático deve fazê-lo através do site http://www.forumsocialportoalegre.org.br. Já sobre o Fórum Social Mundial 2013, as informações estão disponíveis no site http://www.fsm2013.org.

___________________________________________________________________________________________________

Redação: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA Sindical

Categorizados em: