Fora Bolsonaro e Mourão: Pela urgente apuração das denúncias feitas por Sérgio Moro

16:38 | 24 de abril de 2020

A Direção Nacional da FASUBRA Sindical considera que as declarações do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, que renunciou ao cargo nesta sexta-feira (24/04) alegando interferência política da Presidência nas nomeações da Polícia Federal (PF), são extremamente graves e evidenciam crime de responsabilidade. A FASUBRA Sindical se posiciona pela urgente apuração das denúncias feitas por Moro em seu discurso de despedida da Pasta.

Moro afirma que o presidente Bolsonaro não respeitou a autonomia da PF ao anunciar a troca do diretor-geral Maurício Valeixo e chegou a elogiar os governos do PT nesse aspecto. A substituição na cúpula da PF evidencia a tentativa do presidente de obstruir a Justiça, aparelhar politicamente o órgão, com o intuito de acessar investigações sigilosas, e proteger sua família dos casos de corrupção que estão envolvidos.

O ex-juiz foi fundamental na eleição de Bolsonaro, mas sua atuação foi pífia, já que encobertou escândalos e casos de corrupção à frente do Ministério, como o assassinato de Marielle Franco e seu motorista Anderson, em março de 2018, o caso dos “laranjas do PSL” e o envolvimento de Fabrício Queiroz em movimentações financeiras ilegais. O próprio fato de ter aceitado o cargo no governo foi totalmente antiético, já que por meio da Lava Jato Moro tirou outro candidato da corrida presidencial.

A demissão de Moro teve repercussões nacionais e internacionais e agrava a crise institucional no governo Bolsonaro. Ministros militares ficaram surpresos com a sua saída. O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Eros Grau afirmou no início da tarde que os fatos relatados pelo juiz ensejarão o fortalecimento de medidas judiciais já em curso na Corte. “Se forem verdadeiros, os fatos relatados pelo juiz Sergio Moro ensejarão o fortalecimento de medidas judiciais já em curso no Supremo”, disse.

A FASUBRA Sindical, desde o início do ano, aprovou a campanha “Fora Bolsonaro e Mourão” por acreditar que já se tornou insustentável a permanência na Presidência com a sucessão de erros, como as medidas tomadas para gerir a crise da pandemia do novo coronavírus, a política de atender aos banqueiros e empresários para manter a economia ativa em detrimento da vida de milhares de brasileiros e os constantes ataques à classe trabalhadora e ao serviço público.

Fora Bolsonaro e Mourão!

Todas as Vidas Importam!

A Vida Acima do Lucro!

Tag: , ,

Categorizados em: