FNPE é agraciado com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação de 2019

09:50 | 21 de agosto de 2019

O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) é um dos três ganhadores do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação de 2019. A escolha dos agraciados foi realizada no dia 14 de agosto pela Comissão de Educação, após votação e apuração dos votos pela Comissão. Os demais ganhadores foram: o Professor Jayse Antônio da Silva Ferreira e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

O FNPE foi criado em 2017 e é um espaço de resistência e mobilização social em defesa da educação pública e de qualidade. A FASUBRA e dezenas de entidades e movimentos educacionais participam desse importante espaço de articulação do setor, que tem como tarefa pressionar o governo e fazer valer a implementação dos planos nacional, estaduais, distrital e municipais de educação, além de viabilizar a organização da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE).

Este ano a principal luta é contra os ataques do governo à educação, como a privatização das universidades e a militarização do ensino, além da retirada da autonomia e intervenções nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES).

No dia 29 de outubro, os três mais votados serão agraciados com a concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie do homenageado, em Sessão Solene, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Instituído em 1998 e regulamentado em 2000, o prêmio Darcy Ribeiro consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie a três pessoas e/ou entidades, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.

O resultado da eleição foi divulgado na página da Comissão de Educação e enviado por e-mail a todos os parlamentares e a todos os inscritos que participaram do prêmio. A indicação do FNPE foi feita pela bancada do PT na Comissão.

Confira aqui.

Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro foi antropólogo, romancista e político mineiro. Um dos principais intelectuais brasileiros e o fundador da Universidade de Brasília (UnB). Darcy Ribeiro (26/10/1922-17/2/1997) – nasceu em Montes Claros. Formou-se pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) e ficou conhecido por seu foco em relação aos indígenas e à educação no país.

Suas ideias de identidade latino-americana influenciaram vários estudiosos latino-americanos posteriores. Como Ministro da Educação do Brasil realizou profundas reformas que o levou a ser convidado a participar de reformas universitárias no Chile, Peru, Venezuela, México e Uruguai, depois de deixar o Brasil devido à ditadura militar de 1964.

Com informações da Câmara dos Deputados

 

Categorizados em: