FASUBRA TOMA POSSE NO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

13:21 | 13 de dezembro de 2012

Cnsposse1

A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) tomou posse hoje (13) no Conselho Nacional de Saúde (CNS), na pessoa de Euridice Almeida, que representa a Federação no Conselho.

A solenidade de posse realizada no Palácio do Planalto em Brasília, contou com a presença do ministro da Saúde Alexandre Padilha e autoridades públicas.

Esse mandato comprende o triênio 2012/2015. Para Euridice Almeida é um privilégio e uma missão compor o Conselho. “Não só pela FASUBRA, mas pelos usuários do SUS, considero este mandato uma missão de contribuir e oportunizar melhorias para a saúde pública do Brasil. Me sinto honrada em poder participar desse processo”, afirmou Euridice, recém empossada Conselheira.

Cnsposse2

Sobre o CNS

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde – SUS – de caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

O CNS é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o seu Presidente eleito entre os membros do Conselho.

É competência do Conselho, dentre outras, aprovar o orçamento da saúde assim como, acompanhar a sua execução orçamentária. Também cabe ao pleno do CNS a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde. (CNS)

Por João Camilo

Jornalista

Categorizados em: