FASUBRA Sindical participou do 15º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação

12:46 | 16 de novembro de 2009

Entidades de base da FASUBRA Sindical, movimentos sociais e profissionais de comunicação participaram do 15º Curso do NPC

Pensando em investir na formação, na qualificação e capacitação de diretores , entidades de base e funcionários, a FASUBRA Sindical, representada pela pasta de Formação e Comunicação Sindical, e também pela Assessoria de Imprensa,  esteve presente no 15º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação, que teve como objetivo dar ênfase e base, para que os sindicatos ali representados, utilizem a comunicação como uma ferramenta afiada na luta contra-hegemônica na atual  sociedade dominada pelo capitalismo.
Mais de 250 participantes entre jornalistas, dirigentes sindicais, assessores de imprensa, servidores públicos de diversos sindicatos, movimentos sociais de diversas localidades do país, estiveram reunidos na cidade do Rio de Janeiro, de 11 a 15 de novembro. O encontro acontece anualmente, sempre no mesmo período, e o evento proporcionou a discussão da demanda da mídia nos dias de hoje, com a atual conjuntura dos sindicatos, e da grande imprensa.
O tema geral do encontro foi a “Mídia hoje como partido do capital”. A mesa de abertura “Mídia, o verdadeiro partido da burguesia”,  contou com a participação da historiadora Virgínia Fontes da UFF,  e dos jornalistas José Arbex Jr. (Caros Amigos), Pascual Serrano (Rebelión) e Ignácio Ramonet (Le Monde Diplomatique) .
 Ao longo dos dias de debates foram discutidos temas como “Mídia e resistência na América Latina”; “comunicação de resistência”; “realidades regionais da comunicação”; “Conferência Nacional de Comunicação”; “criminalização da pobreza e dos movimentos sociais”, “ Análise da Mídia no Brasil e na América Latina,e outros assuntos.
Dentre os debatedores estiveram:  Prof. Sociologia da UNICAMP,  Renato Ortiz, Prof.ª História da UFF, Adriana Facina, Prof. Comunicação da UFF, Dênis de Moraes, Jornalista da Revista Debate Sindical, Altamiro Borges,  Jornalista da Revista Fórum, Renato Rovai, Jornalista da Revista Brasil, Raimundo Pereira, Jornalista da Revista Caros Amigos, Hamilton Octavio de Souza, do Núcleo Piratininga de Comunicação, Vito Giannotti, do Núcleo Piratininga de Comunicação, Claudia Santiago, Jornalista do Coletivo Intervozes, Gustavo Gindre,  Auditoria da Dívida no Equador, Maria Lúcia Fatorelli, Jornalista – da TV SUR- e TV Comunitária  do Distrito Federal, Beto Almeida, Jornalista e Assessor de Comunicação do SISEJUFE-RJ, editor da Revista IDÉIAS, Henri Figueiredo. .
A novidade é que este ano as palestras tiveram início na quarta-feira, dia 11 de novembro, às 13h30min, e nos outros dias (quinta-feira e sexta-feira) das 9h às 20h. No sábado foram oferecidas oficinas optativas como: Linguagem, Infográficos, entre outros. Cada participante escolheu duas oficinas, que acontecerão das 9h30min às 11h30min, e das 11h30min às 13h30min. No período da tarde e à noite de sábado foram livres.  No domingo, às 9h, aconteceu uma projeção do filme “Linha de passe”, no cine Odeon, Centro da cidade. Logo após aconteceu  um debate com João Pedro Stédile, do MST; Walter Moreira Salles, diretor do filme; e MC Leonardo, presidente da Apafunk.
As atividades foram encerradas por volta das 14h.

Categorizados em: